casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Atividades para fazer com crianças que experimentam o luto e a perda

Crianças que experimentam a morte de um ente querido precisam de um lugar seguro para discutir seus sentimentos. Existem muitos grupos terapêuticos em todo o país para crianças que sofreram perdas. Muitas vezes, as crianças são divididas em grupos diferentes de acordo com suas idades, e os terapeutas escolhem atividades que são adequadas ao desenvolvimento. Os pais também podem fazer algumas dessas atividades com seus filhos.

Art Terapia

A terapia de arte pode ser usada com crianças de todas as idades. É especialmente eficaz com crianças que não conseguem verbalizar seus sentimentos, mas podem desenhar objetos e pessoas, de acordo com o Instituto Nacional de Trauma e Perda de Crianças. Peça à criança para desenhar seus sentimentos. Depois que ela terminar de desenhar, peça para ela explicar o desenho para você. Mesmo que a criança não diga muito sobre o desenho, você pode dizer pelas cores, pessoas e objetos em seu desenho como ela está se sentindo. Por exemplo, se a criança cobrir o papel em linhas vermelhas e rabiscos, ela provavelmente ficará zangada. Outra técnica de arteterapia é pedir à criança que desenhe o que a deixa com medo ou triste. Entendendo as emoções

As crianças pequenas precisam de ajuda para entender suas emoções. O Ryan’s Heart, uma organização sem fins lucrativos para famílias que sofrem de luto, recomenda que as crianças fiquem caretas com emoções escritas debaixo delas. Certifique-se de incluir as emoções básicas, como felicidade, tristeza, raiva e medo. Depois que a criança desenha os rostos, você pode fazer perguntas sobre eles. Por exemplo, você poderia perguntar-lhe como é o rosto dele quando está triste, como é estar triste e como se sente melhor quando está triste.

Discussão sobre Técnicas de Coping

Quando uma criança perde um amado, ela pode se sentir deprimida, ansiosa ou com medo. É importante explicar à criança que está tudo bem sentir essas emoções. Dê exemplos de como algumas pessoas choram para deixar a criança saber que ela não está sozinha. Ajude a criança a aprender técnicas de enfrentamento depois que ela tiver tempo para se lamentar. Ajude a criança a fazer uma lista de coisas que a fazem feliz, e depois fale com ela sobre formas saudáveis ​​de lidar com sentimentos perturbadores. Você pode explicar que, quando se sente triste, gosta de dar um passeio ou escapar do mundo real lendo um bom livro. Modele habilidades de enfrentamento saudáveis ​​e incentive a criança a fazer algo que a faça feliz a cada dia.

Relaxamento Muscular Progressivo

Essa é outra técnica que pode ser usada com crianças e adolescentes de todas as idades. Quando a criança parecer incrivelmente triste ou zangada, ajude-a a lidar com esses sentimentos praticando o relaxamento muscular progressivo. Diga à criança para sentar em uma cadeira confortável ou deitar-se. Instrua a criança a apertar os dedos dos pés o máximo que puder por 15 segundos e solte-os. Diga-lhe para respirar fundo e, em seguida, passe para os músculos da panturrilha e continue a incentivá-lo a apertar e relaxar cada parte do corpo até alcançar o topo da cabeça.