casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

A Lista de Verificação do Comportamento Infantil de Achenbach

O psicólogo Thomas Achenbach desenvolveu uma série de questionários que avaliam o funcionamento comportamental e emocional das crianças, os problemas e as competências sociais. O questionário mais comumente usado, a Lista de Verificação do Comportamento Infantil, CBCL, é usado para crianças de seis a 18 anos. Professores ou pais classificam a criança, ou a criança avalia a si mesma, e vários escores padronizados são calculados para identificar se a criança se manifesta clinicamente significativa. problemas. Versões do CBCL também estão disponíveis para crianças de 1,5 a 5 anos, para jovens entre 11 e 18 anos e para jovens de 18 a 30 anos. As variadas formas desses questionários listam de 100 a 113 problemas de comportamento.

O CBCL e suas variantes são amplamente utilizados em todo o mundo para fins clínicos e de pesquisa e foram traduzidos para mais de 75 idiomas. Eles têm sido usados ​​em mais de 6.000 publicações profissionais e são considerados indicadores válidos e confiáveis ​​do funcionamento comportamental e emocional das crianças. Uma das características úteis dos questionários do CBCL e seu sistema de pontuação é que eles permitem a comparação de avaliações de diferentes observadores, como mãe, pai, professor e filho.

Internalizando o Comportamento

Pouco menos de um um terço das questões do CBCL avalia o comportamento internalizante: comportamentos em que as crianças direcionam emoções e sentimentos para dentro. Três tipos de comportamentos internalizantes medidos pelo CBCL incluem queixas somáticas, comportamento ansioso /deprimido e comportamento retraído. Os problemas somáticos incluem cansaço, dores, náuseas, vômitos, dores de cabeça, tontura e queixas de problemas de pele, estômago ou olhos. Crianças com problemas médicos significativos, incluindo, por exemplo, doença pulmonar, tendem a pontuar alto na subescala internalizante e particularmente na subescala de problemas somáticos do CBCL, relata PsychosomaticMedicine.org. Comportamentos retirados são abordados por questões sobre retraimento social, timidez, olhar fixamente, aborrecimento e tristeza. Problemas com ansiedade /depressão são identificados por questões relacionadas ao choro, medo, solidão, nervosismo, inutilidade, desconfiança, culpa, medo e preocupações. As crianças que obtêm escores clinicamente altos na escala de ansiedade /depressão tendem a ter depressão ou transtornos de ansiedade, observa o Arquivo de Doenças na Infância.

Comportamento Externalizante

Algumas crianças tendem a direcionar problemas emocionais para fora que manifestam como comportamento agressivo ou delinqüente. Estes são considerados comportamentos externalizantes. Comportamentos de externalização delinqüente avaliados pelo CBCL incluem fraude, mentira, atear fogo, xingamentos, evasão, furto e vandalismo. O CBCL avalia vários tipos de comportamentos agressivos, incluindo se gabar, argumentar, gritar, mostrar-se, procurar atenção, provocar, ser exigente, ameaçar comportamentos e exibir um temperamento. As crianças que obtiverem pontuações altas na subescala de comportamento externalizante do CBCL tendem a ser diagnosticadas com transtorno de conduta ou transtorno oposicional desafiador, conforme definido no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, ou DSM-IV. > Problemas sociais, atenção e pensamento

O CBCL de Achenbach também avalia problemas sociais, de pensamento e de atenção. Os problemas sociais incluem atuar jovens, ser grudento, não se dar bem com os colegas, falta de jeito e preferir brincar com crianças pequenas. Os problemas de pensamento incluem ver ou ouvir coisas, repetir atos e idéias e comportamentos estranhos. As crianças que apresentam esses problemas podem ter transtornos de pensamento, como esquizofrenia, ou ter transtorno obsessivo compulsivo. O CBCL avalia problemas de atenção potencialmente indicativos do diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade do DSM-IV, incluindo dificuldades de concentração, problemas de silêncio, impulsividade, sonhar acordado, nervosismo e mau desempenho na escola. > O CBCL também avalia vários outros problemas comportamentais, como problemas de sono, problemas alimentares, acidentes e conversas sobre suicídio. Outros problemas avaliados incluem morder as unhas, choramingar, problemas de fala, problemas sexuais, pegar na pele e muito mais. Esses problemas comportamentais podem não indicar nenhum diagnóstico específico, mas podem ser sintomáticos de uma variedade de doenças psiquiátricas, comportamentais ou emocionais, incluindo transtornos emocionais ou de desenvolvimento.

Limites

Embora considerado útil como uma ferramenta de triagem e pesquisa, o CBCL não substitui uma avaliação e diagnóstico adequados por um clínico treinado.