casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Modificação de comportamento através de reforço positivo

B. F. Skinner, o teórico por trás do condicionamento operante, propôs o reforço positivo como um método útil de modificar o comportamento. Esse método pode ser útil para fortalecer os comportamentos que você deseja ver. Reforço positivo é muitas vezes uma maneira eficaz de mudar o comportamento sem implementar métodos desagradáveis. Essa habilidade pode ser valiosa não apenas para os outros, mas também para aumentar seus próprios comportamentos.

Positivamente Reforçando

As pessoas tendem a ter equívocos de reforço positivo, mas é bastante simples em princípio. Reforço positivo é simplesmente adicionar algo ao ambiente de alguém que, consequentemente, aumenta o quanto ou, muitas vezes, ela se comporta de uma determinada maneira. Por exemplo, se você der ao seu filho um pedaço de doce e ela, por sua vez, fizer a lição de casa com mais frequência, pode dizer que o doce é um reforço positivo para o comportamento dela. Embora essa forma de reforço geralmente assuma a forma de algo prazeroso, pode ser qualquer coisa que aumente um comportamento específico.

Conheça seu ABCs

Não importa o seu método, o processo de modificação do comportamento começa identificando um comportamento Você quer aumentar e as circunstâncias em torno dele. Escolha o seu comportamento alvo e observe o que acontece antes e depois. Esse processo é chamado de Modelo Antecedente-Comportamento-Consequência, ou simplesmente Modelo ABC. Essa estrutura forma o núcleo do seu foco ao usar a modificação de comportamento. Tome nota de quantas vezes um comportamento ocorre, porque isso serve como base da modificação do comportamento - o comportamento aumentará em número a partir desta linha de base se o seu reforço funcionar. Para usar o reforço positivo com esse modelo, você altera a consequência de um comportamento dando algo a alguém, o que pode ter o efeito de aumentar a frequência do comportamento.

Exemplo

Aplicar reforço positivo como modificação de comportamento pode assumir muitas formas diferentes. Um bom exemplo é fazer com que uma criança complete o dever de casa. Quando uma criança chega da escola, ele pode correr para a televisão em vez de fazer sua lição de casa. Deixe a televisão desligada até que ele termine seu dever de casa designado. Uma vez terminado, permita que ele assista à televisão, adicionando efetivamente a televisão ao seu ambiente. Este processo simples aumentará a frequência do menino fazendo sua lição de casa depois da escola. Usar reforço positivo geralmente é feito com crianças, mas você pode usá-lo com outras pessoas também, como parceiros, membros da família, seus animais de estimação e até você mesmo.

Planos de contingência

Manter o controle sobre os comportamentos alvo potencial reforça o maior poder, mas também os impede de ter efeitos não intencionais. Ao usar reforçadores positivos, tenha em mente essas idéias: o reforço precisa ser imediato, consistente, adaptado ao indivíduo e suficientemente poderoso para motivar. Todos esses fatores têm um impacto significativo nas tentativas de modificação do comportamento e podem fazer ou quebrar o melhor plano. Além disso, observe como o reforço planejado funciona no comportamento. De acordo com a teoria do condicionamento operante de Skinner, um estímulo que realmente reduz em vez de aumentar um comportamento é considerado um punidor ao invés de um reforçador. Se o seu plano acabar reduzindo o comportamento alvo, modifique-o e encontre novas abordagens que aumentem o comportamento em vez de diminuí-lo.