casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Glândulas Supra-Renais e Testosterona

As glândulas supra-renais estão no topo dos rins e produzem vários tipos diferentes de hormônios. O núcleo interno, ou medula, das glândulas supra-renais produz “hormônios do estresse” como adrenalina - adrenalina - enquanto a camada externa ou o córtex produz andrógenos, a família de esteróides “masculinos” que inclui a testosterona. As glândulas supra-renais são uma fonte de testosterona para homens e mulheres.

Produção de esteróides

O colesterol forma o bloco de construção de hormônios esteróides. Com a ajuda do regulador agudo esteroidogênico de proteína, ou StAR, o colesterol transporta para as mitocôndrias, onde as enzimas o convertem ao hormônio esteróide pregnenolona. Através de uma via de reações químicas catalisadas por várias enzimas, as células supra-renais podem converter a pregnenolona em hidroxiprogesterona e depois em andrógenos adrenais, como a testosterona.

Estrutura adrenal

A porção externa ou córtex da glândula supra-renal produz diferentes esteróides hormonas em zonas ou camadas definidas. Cada zona contém um conjunto distinto de produtos iniciais e enzimas que operam em etapas específicas da produção de esteróides, e sua disponibilidade limita os tipos de esteróides que cada zona pode produzir. A camada mais profunda do córtex adrenal, chamada de zona reticular, é a única parte da glândula adrenal que produz andrógenos adrenais.

Conversão de Testosterona

A zona reticular da própria glândula supra-renal produz uma pequena quantidade de testosterona enquanto secretando predominantemente andrógenos “fracos”, como dehidroepiandrosterona, ou DHEA, e sulfato de DHEA, ou DHEA-S, no sangue. Em comparação com a testosterona, o DHEA e o DHEA-S ligam-se menos eficientemente aos receptores androgênicos que convertem os sinais hormonais em resultados celulares. No entanto, alguns tecidos-alvo para DHEA e DHEA-S convertem os andrógenos fracos em testosterona, amplificando a força da resposta celular. "testosterona adrenal", eles realmente querem dizer a testosterona resultante da conversão tecidual alvo do DHEA e do DHEA-S produzidos pelas glândulas supra-renais. Neste modo indireto, as glândulas supra-renais são uma importante fonte de testosterona. em homens

Em homens, a contribuição da testosterona derivada das glândulas supra-renais empalidece para a insignificância em comparação com a produção normal de testosterona a partir dos testículos. A secreção excessiva ou sub-secreção de andrógenos adrenais geralmente não tem Quaisquer consequências visíveis nos homens.

Efeitos nas Mulheres

Os ovários produzem testosterona, mas a maior parte é imediatamente convertida em estrogênio, portanto, nas mulheres, as glândulas supra-renais são a principal fonte de testosterona. de testosterona derivada de adrenal em mulheres é a aparência de pêlos pubianos e pêlos nas axilas.Quando as mulheres têm testosterona derivada de adrenalina demais, eles sofrem de masculinização ou virilização, englobando um conjunto de características como períodos menstruais irregulares, encolhimento dos seios e clitóris, acne, voz baixa, excesso de pêlos grossos na face e outras partes “típicas masculinas” do corpo e desenvolvimento típico de músculos masculinos, diz o Manual Merck. Após a menopausa, quando os ovários reduzem drasticamente a produção de estrogênio, a conversão da testosterona derivada da adrenal em estrogênio torna-se uma importante fonte de hormônios femininos.