casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

O excesso de testosterona em fibras?

O cérebro libera o hormônio luteinizante, que é então enviado para os testículos onde estimula a produção de testosterona. A testosterona desempenha um papel em inúmeras funções, desde a construção muscular até o aumento da libido. Se você planeja maximizar os níveis de testosterona, aderir a uma dieta rica em fibras pode estar causando mais danos do que benefícios.

Fibra alimentar

Embora a fibra dietética seja indigesta, ela desempenha um papel na redução do colesterol, no equilíbrio pH intestinal, regulando o açúcar no sangue e proporcionando saciedade. Além disso, aumenta o volume das fezes e normaliza os movimentos intestinais. Segundo a Clínica Mayo, os adultos devem procurar 25 a 35 gramas de fibra por dia. Boas fontes de fibra incluem grãos integrais, nozes, feijão, verduras e maçãs.

Dieta com baixo teor de gordura e alta fibra Dietas ricas em fibra podem reduzir os níveis de testosterona, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Hospital Central da Universidade de Helsínquia, na Finlândia. Os cientistas descobriram que homens saudáveis ​​de meia-idade mudando de sua dieta regular para uma dieta pobre em gordura e rica em fibras experimentaram reduções significativas nos níveis de testosterona, de acordo com pesquisa publicada na edição de março de 1983 do Journal of Steroid Biochemistry. Pesquisa adicional

Resultados semelhantes ao estudo mencionado anteriormente também foram relatados na edição de junho de 2005 do "Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism". Pesquisadores da Universidade Harbor da Califórnia no Los Angeles Medical Center e Los Angeles Biomedical Instituto de Pesquisa investigou os efeitos de uma dieta pobre em gordura e rica em fibras em homens saudáveis. Os indivíduos seguiram uma dieta rica em gordura e pobre em fibras e depois mudaram para uma dieta pobre em gordura e rica em fibras durante oito semanas. Os níveis de testosterona foram medidos antes e depois do estudo. Os cientistas observaram que os indivíduos experimentaram uma pequena, mas significativa diminuição nos níveis de testosterona enquanto seguiam uma dieta pobre em gordura e rica em fibras. Embora as dietas ricas em fibras possam diminuir a testosterona, você ainda deve procurar consumir 25 gramas de fibra alimentar por dia. Vegetais crucíferos, como brócolis, repolho e couve-flor, contêm fibras e podem indiretamente melhorar os níveis de testosterona. Eles contêm compostos chamados indole-3-carbinol, que aumentam a excreção urinária de estrogênio. Níveis mais baixos de estrogênio igualam níveis mais altos de testosterona. Pesquisadores da Universidade Rockefeller descobriram que homens e mulheres que consomem indol-3-carbinol por três meses experimentaram aumentos na excreção urinária de estrogênio. As descobertas foram publicadas na edição de março de 1997 do "Journal of the National Cancer Institute".