casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

O que cada cara deve saber sobre seu relógio biológico

Tradicionalmente, as mulheres foram orientadas a não atrasar muito a gravidez por causa de seus relógios biológicos, com a fecundidade diminuindo significativamente após os 32 anos. A responsabilidade e o estresse de engravidar e ter um filho de acordo com uma determinada linha do tempo são tipicamente unicamente nas mulheres, com os homens não tendo que enfrentar a mesma pressão.

Leia mais: Os 10 problemas de saúde mais irritantes para os homens e como corrigi-los

Mas novas pesquisas indicam que alguns não-assim- Uma ótima notícia para os homens: A idade deles também pode afetar a chance de um casal conceber e ter um filho saudável. De acordo com um novo estudo da Harvard Medical School e Beth Israel Deaconess Medical Center, quanto mais velho um homem fica, a incidência de nascidos vivos diminui.

É isso mesmo, pessoal! A pressão para ter um bebê antes que o relógio biológico se esgote não é mais apenas sobre as mulheres.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão analisando dados de 7.753 casais submetidos à fertilização in vitro (FIV) entre 2000 e 2014. As parceiras femininas foram divididas em quatro categorias de acordo com a idade: abaixo de 30, 30 a 35, 35 a 40 e 40 a 42. Os homens também foram divididos em categorias baseadas na idade, mas tinham um quinto grupo: 42 anos ou mais. Pesquisadores descobriram que casais com mulheres com idades entre 40 e 42 anos tiveram o menor número de nascidos vivos com a idade dos parceiros masculinos sem nenhum impacto. O que foi particularmente interessante, no entanto, é que o número de nascidos vivos para casais com mulheres em todas as outras três faixas etárias foi impactado pela idade do parceiro masculino - esse número diminuiu significativamente à medida que a idade do homem aumentou. > Especificamente, em casais com a mulher com menos de 30 anos e o sexo masculino entre 40 e 42 anos, a taxa de nascidos vivos foi de 46%, enquanto mulheres na mesma faixa etária com homens entre 30 e 35 anos tiveram 73% de natalidade. . Em outras palavras, as chances de algumas mulheres dar à luz uma criança saudável melhoraram quando estavam com homens mais jovens.

Embora as razões pelas quais a fertilidade feminina declina com a idade tenham sido bem estudadas, ainda não se entendeu por que a fertilidade também. “A queda da qualidade do esperma certamente desempenha algum papel, mas nosso trabalho mostra que este não é o quadro geral”, explica a pesquisadora Laura Dodge no The Guardian. "Encontramos resultados semelhantes entre casais sem infertilidade masculina documentada, então algo mais está acontecendo."

Por exemplo, suspeita-se que espermatozóides mais velhos apresentem mais danos no DNA - o que pode afetar as taxas de nascidos vivos - e Dodge planeja investigue as causas disso e espera descobrir mais respostas no futuro.

Obviamente, muitos homens têm filhos mais tarde: Clint Eastwood tinha 66 anos quando teve seu sétimo filho, Ronnie Wood tinha 68 anos quando congratulou-se com gêmeos e Charlie Chaplin tinha 73 anos quando seu último filho nasceu. Mas só porque eles conseguiram fazer bebês mais tarde na vida não significa que todo homem será capaz de fazê-lo.

Na próxima vez em que pensar em pressionar uma mulher a ter filhos mais cedo ou mais tarde, este estudo é um lembrete de que os homens também estão lutando uma batalha reprodutiva semelhante contra o tempo.

Leia mais: Conheça as mulheres que estão mudando Saúde e bem-estar

O que você acha?

Você está surpreso com a resultados deste estudo? Por que você acha que a fertilidade diminui quanto mais velho um homem fica? Isso mudará suas táticas de planejamento familiar?