casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

O feno-grego ajuda na reutilização?

As mulheres que tiveram que interromper a amamentação temporariamente podem sofrer com a diminuição da oferta de leite ou mesmo com a cessação completa da produção de leite. Às vezes, a mãe opta por tentar a relactação, o processo de ensinar seu corpo a reiniciar a produção de leite, em vez de aceitar uma mudança permanente para a fórmula. A erva feno-grego, comumente usada em mães que amamentam com baixa oferta, pode ser útil para as mães que tentam relactação também.

Relactation

Relactação envolve estimular os seios para começar a produzir leite depois de terem parado; e o suprimento de leite diminuiu. As mães podem querer se relacionar por várias razões, como reiniciar a amamentação após uma doença ou optar por amamentar após a alimentação inicial da fórmula do bebê. A relação tende a funcionar melhor se o bebê tiver menos de 4 meses e a mãe tiver estabelecido previamente um bom suprimento de leite antes de diminuir ou interromper a amamentação.

Fenugreek

O feno-grego é uma especiaria que pode aumentar a produção de leite desde que os seios estejam bem drenados, seja através da amamentação do bebê ou através do bombeamento do leite materno. As sementes moídas estão disponíveis em forma de cápsula em doses de 500 a 610 mg por cápsula. Você precisará de pelo menos seis cápsulas por dia, cerca de 3.500 mg de semente de feno-grego, para ter um efeito perceptível na produção de leite materno. Embora não tenham sido realizados estudos específicos sobre o uso de feno-grego durante a relactação, pelo menos um pequeno estudo, um documento apresentado na reunião anual da Academy of Breastfeeding Medicine em 2000, mostrou um efeito sobre a oferta de leite em mulheres com alguma produção de leite.

Para relatar com sucesso o uso de feno-grego, o primeiro passo é ensinar o bebê a mamar no seio para maior conforto, mesmo quando não houver leite. A estimulação da mama, através da amamentação se o bebê o fizer ou através de bombeamento ou expressão da mão, se não, é necessária para que a relactação ocorra. O feno-grego pode levar até duas semanas para ter um efeito sobre a produção de leite; portanto, as mulheres que desejam se relativizar podem começar a tomá-lo assim que começarem a tentar incentivar o bebê a amamentar. Estimular a mama a cada duas ou três horas torna mais provável que a relactação ocorra.

Considerações

Como a relactação é um processo biológico complicado, a semente de feno-grego sozinha não fará com que o suprimento de leite retorne ou se torne bem estabelecido . Estimulação ativa e esvaziamento dos seios é necessário. O apoio profissional ou de colegas do seu médico, um consultor de lactação certificado ou um líder local da La Leche League pode ajudá-lo a reconstruir seu suprimento de leite. Suplementação com fórmula, leite materno previamente armazenado ou outras formas de nutrição podem ser necessários, enquanto o suprimento de leite se eleva ao nível que seu bebê precisa.

, , ] ]