casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Socialização e Tecnologia para Crianças

Com o uso crescente de tecnologia e mídias sociais, a socialização para crianças sofreu grandes mudanças nos últimos 20 anos. Em vez de apenas encontrar amigos pessoalmente, falar no telefone de casa e passar notas durante a sala de estudos, os jovens contemporâneos têm várias opções de mídia para se comunicar e desenvolver habilidades sociais. Enquanto o crescente uso da tecnologia social certamente tem seu valor, os pais devem estar cientes dos aspectos negativos e das questões de segurança.

Desenvolvimento Social

Desde os primeiros laços entre mãe e filho até os primeiros amigos verdadeiros de uma criança em idade pré-escolar Nos tumultuados anos da pré-adolescência e da adolescência, o desenvolvimento social de uma criança é fundamental para construir relacionamentos e interagir com o mundo ao seu redor. Nos anos da infância, as crianças brincam com outras crianças, começam a ganhar um senso de identidade aos 3 anos e começam a interagir com os colegas, de acordo com o site da Academia Americana de Pediatria para Crianças Saudáveis. À medida que a criança se desloca para o ensino fundamental, ela amplia suas amizades, navega em circunstâncias sociais mais complexas, como conflitos e dinâmicas de grupo, e desenvolve uma compreensão básica de como se relacionar com adultos por meio do uso apropriado da comunicação. Durante a adolescência, o seu filho passará para um nível muito mais maduro de desenvolvimento social, agindo de forma independente e iniciando parcerias românticas.

Mídias Sociais Positivas

A crescente importância e prevalência das mídias sociais na vida das crianças. Crianças e adolescentes levaram a Academia Americana de Pediatria a publicar um relatório clínico em 2011 intitulado "O impacto das mídias sociais sobre crianças, adolescentes e famílias". De acordo com o relatório, as mídias sociais podem realmente beneficiar as crianças em termos de processos de socialização através de oportunidades de comunicação e conexão com os pares. Outros usos positivos para a tecnologia quando se trata de desenvolvimento social incluem o uso desses meios de comunicação para projetos de escolas em grupo, conectar-se a outras crianças para trabalhos de casa e aprender ajuda, conhecer novos amigos com interesses compartilhados e ajudar a criança a se expandir para a comunidade maior.

Cyberbulling e segurança on-line

Enquanto a tecnologia certamente tem usos positivos quando se trata da socialização de crianças, os pais precisam se familiarizar com os aspectos negativos antes de permitir que seus filhos entrem online. De acordo com os especialistas em desenvolvimento infantil da Kids Health, o cyberbullying é um grande problema para crianças on-line e inclui o uso da tecnologia para ameaçar, envergonhar ou incomodar outras pessoas. Além disso, as crianças podem não ter o entendimento social ainda de identificar predadores online ou afastar a pressão dos colegas para se engajar em comportamentos inseguros na Internet, como enviar ou aceitar fotos e conversar com estranhos.

Celulares Só porque seu criança não está na frente de seu laptop não significa que ela não está usando tecnologia para fins sociais. Segundo a Academia Americana de Pediatria, 75 por cento dos adolescentes possuem telefones celulares. Se você não ouvir seu filho falando com ela BFF, não pense que ela é totalmente anti-social. Mais da metade dos adolescentes dos EUA usa seus telefones para enviar mensagens de texto e um quarto os usa para mídias sociais. O uso crescente de tecnologia celular por crianças torna muito mais fácil para as crianças e adolescentes se comunicarem com os amigos, participarem de interações sociais e construírem suas habilidades de interação pessoal. , , ] ]