casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Desenvolvimento Cognitivo de uma Criança de 5 anos de idade

O pensamento concreto de 5 anos de idade resulta em alguns argumentos muito criativos, se não práticos. Por exemplo, uma criança que não quer escovar os dentes pode dizer: "Não posso, minha escova de dentes está dormindo". Seu mundo é cheio de magia, com objetos vivos e novas idéias esperando para serem organizadas. Parenting um kindergartener fornece uma oportunidade para descobrir como seu filho pensa sobre o mundo, ajudando-a a desenvolver novos conceitos e estratégias de pensamento.

Pensamento

O discurso de uma criança pequena revela muito sobre como ele pensa. Mesmo que um típico menino de 5 anos esteja começando a entender que nem todo mundo vê o mundo como ele, ele ainda pode pensar que seus pensamentos e desejos fazem as coisas acontecerem. Por exemplo, ele pode receber o crédito pela adição de um novo irmão porque queria um companheiro de brincadeira ou se culpar por um desafio familiar como o divórcio. Ele também pode acreditar firmemente em magia e que seus brinquedos estão vivos, já que sua imaginação é mais desenvolvida do que sua capacidade de pensar logicamente. A brincadeira imaginária de uma criança de 5 anos sugere que ele está observando e aprendendo muito sobre interações sociais em termos de seu relacionamento com ele. À medida que ele amadurece, seu filho desenvolverá mais perspectiva sobre como ele se encaixa em sua família e na comunidade.

Raciocínio e resolução de problemas

Limitações na habilidade de um menino de cinco anos de compreender múltiplos atributos das coisas, A compreensão rudimentar do tempo e a tendência de ver a mudança como permanente muitas vezes resultam em raciocínio e solução de problemas simplificados, às vezes mágicos. Por exemplo, uma criança que quer continuar jogando além da sua hora de dormir pode resolver o problema afirmando que o relógio está quebrado, ou está mentindo, então ela não deveria ter que ir para a cama. Um único relógio é o fator determinante em sua hora de dormir, não seu cansaço, o fato de que outros relógios mostram que é hora de dormir ou o fato de estar escuro lá fora.

Consciência conceitual

Crianças em idade escolar crescem rapidamente adquirir novos conceitos, incluindo compreensão fonética inicial e capacidade de leitura inicial, idéias de matemática emergentes e habilidades de pensamento simbólico. Essas habilidades representam a crescente compreensão que o seu filho tem do mundo. No entanto, a maioria das crianças de 5 anos está apenas começando a pensar logicamente e a entender ideias abstratas. Por causa disso, é provável que seu filho busque oportunidades ativas e práticas para testar suas novas ideias e habilidades de pensamento. Por exemplo, ele pode gostar de testar sua nova descoberta de que o número que ele pára diz a ele quantos há de algo contando conjuntos de brinquedos e objetos domésticos. À medida que ele se aproxima dos seis anos de idade, sua capacidade de entender ideias sem experimentá-las fisicamente se expandirá e se desenvolverá mais plenamente.

Organizando e Classificando Informações

Crianças de cinco anos gastam muito tempo aprendendo a aprender organizar e classificar informações em conjuntos. No entanto, eles freqüentemente têm dificuldade em entender vários recursos. Quando uma criança simplifica os muitos atributos de um item que ela procura entender, ela pode confiar em um único em vez de estudar o todo. Além dos problemas com a simplificação excessiva, decidir quais recursos se concentrar como fator determinante representa um desafio significativo para a maioria dos pré-escolares e creches. Por exemplo, uma criança de 4 anos de idade interessada em animais pode decidir que a pele é sua característica saliente e rejeitar lagartos, peixes e pássaros como "animais". Aos 5 anos, ela pode entender que todos os animais de estimação, incluindo o lagarto e o peixe, são animais, mas rejeitam as abelhas porque picam. Jogos e atividades que enfatizam vários recursos descritivos, como "Eu espiono" e "20 perguntas", ajudam as crianças a aprender a reconhecer e apreciar múltiplas características das coisas.