casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como voltar a um relacionamento depois de um casamento abusivo

Ser parte de um casamento abusivo é um fenômeno muito comum, mas os problemas não terminam quando o casamento termina em divórcio. Se o abuso foi de natureza física, sexual ou emocional, você pode tomar medidas para garantir que seu próximo relacionamento seja saudável e livre de abuso. Você pode ter um relacionamento saudável com um novo parceiro, mas levar o tempo extra para ter certeza de que está preparado para um é muito importante.

Obtenha conselhos profissionais. Os efeitos de um casamento abusivo podem durar muito tempo. Você provavelmente sofreu um trauma emocional e danos que você deve resolver antes que você possa entrar em um relacionamento novo e saudável. Procure profissional terapia de um conselheiro ou profissional de saúde mental, o mais rapidamente possível para que você possa começar o processo de cicatrização.

Aprenda o máximo que puder sobre relacionamentos abusivos. Comportamento abusivo pode derivar de várias causas e ter efeitos persistentes. Educar-se sobre por que o abuso acontece, os efeitos que tem na sua saúde emocional e mental e o que leva as pessoas a entrar em relacionamentos abusivos pode ser um grande passo.

Fique ciente do seu estado emocional . Quando você se envolve emocionalmente ou se interessa por um parceiro em potencial, sua capacidade de avaliar objetivamente essa pessoa é necessariamente comprometida. Esteja sempre atento à sua própria resposta emocional a um parceiro em potencial e procure o conselho de partes objetivas ao entrar em um novo relacionamento.

Vá devagar. Seu relacionamento abusivo provavelmente afetou sua capacidade de confiar e construir um relacionamento saudável. Não se apresse em um relacionamento íntimo com um novo parceiro. Construa seu relacionamento lentamente ao longo do tempo e explique ao seu parceiro por que você é cauteloso.

Verifique se você está legalmente protegido. Se seu ex-cônjuge abusivo ainda representa uma ameaça para você, sua saúde e sua família, você deve tomar medidas para garantir que nenhum dano adicional possa ser feito. Converse com um advogado sobre as opções que você tem em pedir a um tribunal uma ordem de restrição ou uma ordem de proteção que limite o contato entre você e seu ex-cônjuge.

, , ] ]