casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Desenvolvimento cognitivo em crianças de 3 anos

Aos 3 anos, as crianças muitas vezes mergulham em mundos e histórias de faz de conta. Embora essas atividades pareçam despreocupadas ou até bobas, elas na verdade desempenham um papel importante no desenvolvimento cognitivo nessa idade. Os anos pré-escolares - de 3 a 5 anos - são um período de curiosidade e exploração. Apoiar atividades educativas e imaginativas ajuda essas crianças a continuar construindo suas habilidades cognitivas e de linguagem.

Habilidades cognitivas

Crianças com idade de 3 anos devem ser capazes de seguir comandos simples. Eles têm um senso básico de tempo. Pré-escolares nessa idade provavelmente conhecerão alguns números e terão algum conceito de contagem, de acordo com HealthyChildren.org. Eles também devem conhecer algumas cores. As crianças aos 3 anos de idade têm uma compreensão dos conceitos de mesmo versus diferente, de acordo com a Academia Americana de Pediatria. Eles podem corresponder imagens com objetos que estão em seu ambiente. Muitas dessas habilidades cognitivas básicas são reforçadas durante as atividades de recreação.

Playtime

O Playtime ajuda crianças de 3 anos a desenvolver e melhorar suas habilidades cognitivas. Até o final de seu terceiro ano, as crianças devem ser capazes de montar quebra-cabeças simples, classificar objetos por forma e manipular brinquedos de forma independente com alguma função mecânica, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. O brincar imaginativo é também uma parte fundamental do desenvolvimento cognitivo nessa idade; as crianças inventam histórias ou fantasias usando seus brinquedos ou pessoas que conhecem. Tais atividades reforçam a lógica, a linguagem e as habilidades de recordação. O Dr. Sean Brotherson, especialista em ciência da família na North Dakota State University, afirma que o tempo de brincadeira também oferece a oportunidade de usar as habilidades de organização e contagem.

Habilidades de Linguagem

Intimamente ligado às habilidades cognitivas está o desenvolvimento da linguagem. A cognição - que lida com a lógica e o pensamento - é importante para a compreensão e o uso da linguagem pelas crianças. Aos 3 anos, a maioria das crianças consegue responder perguntas simples sobre pessoas, lugares e coisas. Eles podem discutir suas atividades diárias e falar sobre histórias. Pré-escolares aos 3 anos de idade devem ser capazes de usar frases simples de quatro a seis palavras que são entendidas principalmente por estranhos. Suas habilidades cognitivas neste estágio também os ajudam a começar a usar palavras no plural. Eles devem ser capazes de dizer seu nome, idade e sexo também.

Sinais de Alerta

Crianças que não demonstrarem interesse em brinquedos ou outras crianças até os 3 anos de idade podem ter um atraso no desenvolvimento, assim como aqueles que não participam de brincadeiras de fantasia. A incapacidade de seguir comandos ou instruções simples também é um sinal de alerta. Ter problemas de fala ou dificuldade em fazer declarações lógicas também é indicativo de problemas de desenvolvimento nessa idade. A Academia Americana de Pediatria recomenda que os profissionais de saúde procurem orientação médica se a criança de 3 anos tiver dificuldade de autocontrole, rabiscar, responder aos outros e completar tarefas diárias, como se vestir.