casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Cinco dicas sobre habilidades de conversação para crianças

Não é segredo que habilidades de linguagem são importantes para o sucesso na vida, e ser capaz de sustentar uma conversa ajuda as crianças a construir relacionamentos significativos. Embora a maioria das crianças aprenda suas habilidades de linguagem e conversação organicamente, você ainda tem um papel significativo a desempenhar no desenvolvimento social do seu filho. Reconhecer oportunidades de conversação e interação ajuda seu filho a aprender habilidades de linguagem e entender os conceitos básicos da interação social.

Torne-o real e relevante

Assim como você gosta de conversar sobre coisas que lhe interessam, seu filho também , então envolva-a em tópicos de conversas relacionados a suas atividades diárias. Por exemplo, veja o tempo de brincadeira como uma oportunidade para discussão. Pergunte ao seu filho sobre o que as bonecas dela estão fazendo se ela estiver brincando com elas no chão, ou pergunte como ela poderia construir a torre mais alta possível com seu conjunto de blocos. Você também pode perguntar aos seus filhos sobre um filme ou programa de TV que você viu juntos ou comentar sobre o que está acontecendo ao seu redor no parque.

Incentivar habilidades de escuta

Participar de uma conversa significativa é tanto ouvir como é sobre falar. Incentive seu filho a ouvir e prestar atenção lendo com ele e perguntando sobre detalhes da história. Por exemplo, depois de ler que um personagem do livro do seu filho se escondeu debaixo da cama, verifique se ele estava ouvindo, dizendo: "Onde o garoto se escondeu?" Quando seu filho lhe fizer uma pergunta e você fornecer uma resposta, verifique ocasionalmente se há escuta e compreensão. Pergunte "O que você me ouviu dizer?" Elogie seu filho por sua boa capacidade de ouvir se ele responder corretamente.

Discussão Sobre Dicas Não Verbais

Quando se trata de entender uma conversa, dicas não-verbais são importantes para entender o que alguém está tentando dizer. Ajude seu filho a entender as expressões faciais perguntando sobre elas. Por exemplo, se você estiver lendo um livro de figuras, aponte para um dos personagens e pergunte: "Como você acha que ela se sente agora? Por que você acha que ela se sente assim?" Para ajudar seu filho a entender as piadas, pergunte a ele o que significa quando alguém diz algo que soa sério enquanto usa um grande sorriso.

Use muitas perguntas em

Perguntas para manter conversas, pergunte ao seu filho muitas delas e incentive seu filho a fazer perguntas por conta própria. Favorecer perguntas abertas, em vez de perguntas com respostas sim ou não. Você receberá uma resposta mais detalhada do seu filho. Peça ao seu filho para fazer perguntas às outras crianças também. Faça sugestões se ela se esforça para iniciar a conversa: "Por que você não pergunta ao outro menininho que jogo ele está jogando na caixa de areia? Se você quer jogar também, pode sempre pedir para participar". Marcos

Enquanto a maioria das crianças desenvolve habilidades de conversação sozinhas quando os pais e cuidadores oferecem oportunidades, outros podem precisar de ajuda extra para alcançar seus pares. Crianças de dezoito meses já devem mostrar habilidades básicas de interação oferecendo brinquedos a outras pessoas e respondendo brevemente aos comentários dos cuidadores. O Departamento de Educação da Califórnia dá o exemplo de uma criança que responde "a trama" a um pai que fala sobre um cachorro de brinquedo, por exemplo. Aos 36 meses, a maioria das crianças pode participar de breves intercâmbios, com base no que um cuidador disse. Se você tiver preocupações sobre o desenvolvimento da linguagem do seu filho, um fonoaudiólogo pode oferecer uma avaliação abrangente e aconselhamento profissional. , , ] ]