casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Estágios do embrião durante o primeiro mês da gravidez

No primeiro mês de gravidez, o óvulo de uma mulher se fecunda e sofre mudanças rápidas para finalmente formar o que é chamado de embrião. O Merck Manual explica que um óvulo fertilizado (chamado de zigoto) se desenvolve em um blastocisto, depois em um embrião e eventualmente em um feto nas últimas semanas de gravidez. No campo da medicina, o primeiro mês de gravidez consiste, na verdade, em duas semanas antes do óvulo ser fertilizado. O mês começa no primeiro dia do último período menstrual. Duas semanas após o período menstrual, uma mulher ovula ou libera um óvulo para fertilização. Uma vez que o espermatozóide penetra no óvulo, um zigoto se forma, que é o primeiro estágio do desenvolvimento do embrião. Para que um zigoto, que forma o corpo de uma mulher, libere um óvulo antes da relação sexual. Assim que o espermatozóide penetra no óvulo, começa a divisão celular, formando o zigoto. Embora o zigoto não seja nada além de um aglomerado de células, ele contém informações vitais, incluindo os detalhes genéticos (DNA) de uma criança, explica a Universidade de Maryland Medical Center (UMM). Metade da informação do zigoto vem do óvulo da mãe e a outra metade é do esperma do pai. Nos próximos dias, o zigoto vai descer pela trompa de Falópio. Enquanto viaja, a célula zigótica se divide rapidamente até que a esfera de células aumente de tamanho.

Blastocisto

A rápida divisão celular que o zigoto sofre o transforma em um grupo de células circundadas por uma camada externa, chamada de bastóscito. . As células internas logo se tornarão o embrião, cercadas por uma membrana protetora que fornecerá nutrição ao embrião e logo ao feto durante a gravidez. Por volta do quinto dia, o blastocisto atinge o útero da mulher (útero) e fica ligado ao revestimento no sexto dia. Isso é chamado de implantação. Pode resultar em algumas cólicas leves a moderadas e uma pequena mancha de sangue na vagina. O revestimento do útero fornecerá nutrição através da corrente sanguínea da mãe, explica o UMM. Entre o 10º e o 12º dia após a concepção, várias camadas de membranas (chamadas de âmnio) começam a se desenvolver e, mais tarde, formarão o saco amniótico. Esse saco se encherá, eventualmente, se encherá de líquido e cercará o embrião até o parto.

Embrião

A divisão celular continua no blastocisto. O aglomerado de células é agora chamado de embrião. Novas células específicas estão sendo formadas agora, que servem a um propósito, como células sangüíneas e células nervosas. Algumas das características físicas do bebê se formarão e a maioria dos órgãos se formará agora que as células se tornaram um embrião. Grande parte desse desenvolvimento de órgãos começa na terceira semana após a fertilização. O embrião começa a se alongar assumindo uma forma mais humana durante esta semana. Por volta do dia 16 ou 17, as áreas do cérebro e da medula espinhal se formarão. Antes do primeiro mês ter terminado, o coração pode começar a bombear fluido através dos vasos sanguíneos.