casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Qual é o primeiro sistema sensorial a ser desenvolvido em bebês?

Os bebês podem ver, tocar, cheirar, saborear e ouvir quando nascem. No entanto, nem todos os sentidos são igualmente desenvolvidos no nascimento. Os sistemas sensoriais precisam de dois tipos de entrada para desenvolver: instruções genéticas e estimulação do ambiente. Todos os sentidos, exceto a visão, são estimulados no útero. O sentido do tato é o primeiro sistema sensorial a se desenvolver no útero e é provavelmente o mais maduro no nascimento.

Senso de toque em recém-nascidos

Os recém-nascidos têm um senso de toque altamente desenvolvido. A maioria dos reflexos inatos do recém-nascido é estimulada pelo toque. Panos trabalha para acalmar recém-nascidos por causa do sentido do tato. Segurando, balançando e acariciando rítmica são todas as maneiras de se acalmar e se conectar com os bebês. É provável que o toque estabeleça a base para o laço entre pais e filhos.

O primeiro contato que os bebês têm após o nascimento afeta seu crescimento e desenvolvimento. O contato pele a pele - embalando um recém-nascido nu no peito dos pais durante os primeiros dias de vida - promove maior organização do sono e regulação do movimento em recém-nascidos, conclui um estudo publicado na edição de abril de 2004 da "Pediatrics". Os pesquisadores também descobriram que o contato pele a pele é tão poderoso que pode proporcionar alívio da dor em recém-nascidos, de acordo com um relatório de janeiro de 2000 em "Pediatrics". Um relatório de maio de 2012 do "Cochrane Database of Systematic Reviews" afirma que os recém-nascidos que tiveram contato pele a pele precoce foram mais quentes, choraram menos, interagiram mais com suas mães e possivelmente tiveram maior apego mãe-bebê do que bebês que não tiveram este contato. Nas mães, o contato pele a pele promove a liberação de ocitocina, um hormônio que ajuda a reduzir o estresse e promove a ligação.

A conexão por contato com bebês mais velhos e crianças pequenas também promove a união. Os abraços podem confortar uma criança triste ou assustada, e massagens e massagens nas costas podem ajudar uma criança excessivamente cansada a se acalmar. Dar uma criança uma massagem 15 minutos antes de deitar foi mostrado para reduzir problemas de sono, de acordo com um estudo publicado em agosto de 2001 em "Early Child Development and Care". O sentido do tato em um recém-nascido é uma ferramenta poderosa para conectar, acalmar e estimular o desenvolvimento.