casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Fatores Emocionais da Gravidez na Adolescência

A taxa de gravidez na adolescência está aumentando novamente, de acordo com a March of Dimes. Muita pesquisa foi feita observando os riscos significativos para a saúde da gravidez na adolescência para a mãe e a criança. Em nossa história recente, os esforços em educação sexual, disponibilidade de anticoncepcionais e programas de abstinência se concentraram na prevenção da gravidez na adolescência. Esses programas não têm sido considerados muito eficazes e não levam em consideração os fatores emocionais que levam à gravidez na adolescência.

Perda e depressão

Adolescentes geralmente não planejam engravidar quando se envolvem em comportamentos sexuais. Sua incapacidade de ver futuras conseqüências para o seu comportamento, bem como a imaturidade psicológica, coloca-os em risco. Adolescentes que sofreram a morte de um ente querido, separação ou divórcio de seus pais ou uma mudança importante, como mudança ou mudança de escola, podem ter depressão e subsequente aumento da vulnerabilidade à gravidez na adolescência. Segundo os Serviços de Aconselhamento e Educação de Portas Abertas, é esta vulnerabilidade e a necessidade de substituir a perda que pode levar a comportamentos sexuais de alto risco. Adolescentes procuram consolo emocional através do contato sexual. 4Os pais notam que os adolescentes que estão deprimidos têm menos probabilidade de usar preservativo e têm maior probabilidade de ter relações sexuais com múltiplos parceiros.

Hostilidades Familiares e Privação

Um adolescente que vive com pais emocionalmente indisponíveis ou fisicamente abusivos procurar substituir o vazio emocional em sua vida familiar com o comportamento sexual. Quando uma adolescente experimenta relacionamentos hostis e distantes com seus pais, um relacionamento desdenhoso com a mãe e /ou um relacionamento distante ou difícil com o pai, o adolescente pode ter dificuldade em implementar um comportamento que possa impedir a gravidez. A necessidade de encontrar amor e aceitação sobrecarrega o controle dos impulsos. De acordo com os Serviços de Aconselhamento e Educação do Portas Abertas, o adolescente pode querer substituir uma vida familiar hostil por alguém que a ame e não a machuque, como um bebê.

Desamparo e Desespero

um adolescente está preso em um ambiente hostil e sem amor, sua auto-estima vai sofrer. A baixa autoestima aumenta a vulnerabilidade e diminui sua capacidade de se recusar a aceitar comportamentos sexuais de risco.

O serviço Portas Abertas de Aconselhamento e Educação observa que isso é particularmente evidente em casos de abuso ou privação. Muitas vezes, essas meninas recorrem ao abuso de substâncias, o que enfraquece ainda mais sua capacidade de cuidar de si de maneira saudável. Drogas e álcool são uma maneira de escapar da desesperança da realidade que ela enfrenta diariamente. Comportamento sexual sob a influência de drogas ou álcool pode resultar em gravidez e transmissão de doenças sexuais.

, , ] ]