casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Imagem corporal distorcida em adolescentes

A adolescência muitas vezes gera preocupação com aparência e peso. Para alguns adolescentes, essa preocupação em se encaixar e olhar para a direita pode levar a uma visão distorcida da aparência. Vários fatores desempenham papéis na imagem corporal do adolescente, mas ela não está fadada a se sentir mal consigo mesma para sempre. Entrar e ajudar o adolescente a superar os problemas que cercam sua aparência pode melhorar sua auto-estima e mantê-la saudável.

Causas

A pressão para se encaixar com os colegas pode conduzir uma imagem corporal distorcida. Se o seu adolescente perceber que os amigos são musculosos e fisicamente aptos ou magros e tonificados, ele pode olhar para si mesmo e sentir que não está à altura. Tendências corporais insalubres retratadas em revistas, mídias sociais e televisão também podem influenciar a imagem corporal do adolescente, de acordo com "Thriving Family", publicada pela Focus on the Family. Porque os adolescentes querem se conformar, parecer diferente dos ideais percebidos pode ter um impacto negativo na imagem corporal e na autoestima do seu filho.

Muitos estudos têm sido feitos com relação a adolescentes e sua imagem corporal. Pesquisas indicam que até 88% das garotas adolescentes têm uma visão negativa do corpo, 58% das garotas adolescentes querem perder peso e mais de um terço dos adolescentes do sexo masculino sentem que são muito pequenas, relata a Escola de Público da Universidade de Minnesota. Saúde. Porque muitos adolescentes igualam sua aparência à autoestima, uma imagem corporal distorcida pode afetar suas vidas de muitas maneiras.

Perigos

Em muitos casos, uma imagem corporal distorcida pode levar a práticas de dieta pouco saudáveis. Adolescentes do sexo masculino e feminino relatam o uso de laxantes, vômitos, pílulas dietéticas, cigarros e diuréticos para induzir a perda de peso, de acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Minnesota. Em alguns casos, um adolescente desenvolve um distúrbio alimentar, que pode levar a muitos problemas de saúde e pode até resultar em morte se a condição não for tratada. Adolescentes que desenvolvem uma obsessão em torno de certos aspectos de sua aparência podem gastar muito tempo em maquiagem, musculação ou outros meios para alcançar a imagem corporal desejada. Alguns adolescentes podem desistir de ir à escola ou passar tempo com os amigos porque o foco na aparência ocupa todo o seu tempo.

O que os pais podem fazer

Se você está preocupado que o adolescente está lutando com seu corpo imagem, obter ajuda pode resolver os problemas e melhorar sua auto-estima e qualidade de vida. Terapeutas especializados em imagem corporal adolescente e terapia cognitivo-comportamental são boas opções. Você também pode modelar hábitos saudáveis ​​para o adolescente. Cozinhe e coma refeições saudáveis ​​e pratique bastante exercício todos os dias. A Kaiser Permanente recomenda envolver seu filho adolescente no planejamento e preparação de refeições e na escolha de atividades de condicionamento físico de que ela gosta. Isso aumenta as chances de que ela faça escolhas saudáveis ​​no estilo de vida. Abster-se de falar sobre seus próprios problemas corporais e evitar discussões sobre perda de peso ou dieta, que podem conduzir comportamentos distorcidos de imagem corporal. Elogie e elogie seu filho adolescente por traços que não têm nada a ver com sua aparência, como uma boa nota em um teste ou um lance livre bem-sucedido em seu jogo de basquete.