casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Efeitos do desequilíbrio hormonal em mulheres

Os órgãos e tecidos endócrinos regulam muitas funções do corpo, desde o ritmo geral do metabolismo do corpo até o momento preciso do ciclo menstrual. Os desequilíbrios hormonais podem afetar profundamente a fertilidade feminina e muitas outras funções do corpo. Os efeitos físicos de um desequilíbrio hormonal no corpo de uma mulher muitas vezes ajudam o médico a identificar a causa subjacente do problema.

Períodos menstruais irregulares

Períodos menstruais irregulares em mulheres em idade fértil são um sintoma característico de desequilíbrio hormonal. Muitas doenças e condições podem perturbar o equilíbrio hormonal necessário para a menstruação regular, observa a MedlinePlus, da Biblioteca Nacional de Medicina. A produção inconsciente de hormônios femininos pelos ovários - como ocorre em mulheres que se aproximam da menopausa e aquelas com síndrome dos ovários policísticos - geralmente causa menstruação irregular. Uma glândula tireóide hiperativa ou subativa também freqüentemente leva a períodos irregulares. Níveis anormais de hormônios da glândula pituitária do cérebro ou das glândulas supra-renais também podem provocar um desequilíbrio hormonal, levando a períodos menstruais irregulares. Os testes sanguíneos para medir vários níveis hormonais ajudam a determinar a causa subjacente da irregularidade menstrual.

O excesso de pêlos corporais

As glândulas supra-renais das mulheres normalmente produzem pequenas quantidades de testosterona. Entre as mulheres com produção de testosterona anormalmente elevada, o crescimento excessivo de pêlos no corpo, ou hirsutismo, geralmente se desenvolve. Mulheres com excesso de testosterona, ou hiperandrogenismo, podem notar crescimento de pêlos grossos no tronco, costas, extremidades, lábio superior ou queixo, relata a Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos. Possíveis causas de hiperandrogenismo com hirsutismo incluem síndrome do ovário policístico, certos tipos de tumores ovarianos, tumores da hipófise e supercrescimento de glândulas supra-renais ou tumores.

Vários tipos de desequilíbrios hormonais podem causar perda de cabelo no couro cabeludo mulheres. Padrão masculino de calvície, com calvície e perda de cabelo no topo da cabeça, pode ocorrer em mulheres com excesso de testosterona circulante. Mulheres com uma glândula tireóide hiperativa ou com hipoatividade freqüentemente experimentam o enfraquecimento geral do cabelo, observa a Academia Americana de Médicos de Família no site de informações ao paciente FamilyDoctor.org.

Hot Flashes

Os flashes quentes são repentinos, breves períodos de sudorese profusa acompanhada da sensação de estar superaquecida. As ondas de calor ocorrem em aproximadamente 85% das mulheres quando elas se aproximam da menopausa e por um tempo variável após a menopausa, relata o site de informações médicas InteliHealth. Os cientistas biomédicos teorizam que as ondas de calor ocorrem devido aos baixos níveis de estrogênio.

Ondas de calor em mulheres jovens podem ser um sintoma de insuficiência ovariana primária, uma condição na qual os ovários não produzem consistentemente níveis normais de hormônios sexuais femininos, explica o National Institutes of Health. Mulheres com insuficiência ovariana primária podem desenvolver osteoporose prematura devido aos desequilíbrios hormonais associados à doença.