casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Estratégias para ajudar uma criança nervosa

Algumas crianças estão nervosas em muitas situações, enquanto outras ficam nervosas antes de um grande evento. Em ambos os casos, ajudar seu filho a lidar com os sentimentos dela ajuda-a a lidar com situações que a assustam. Se você tem medo de que o nervosismo de seu filho seja devido a um estresse extremo ou a um transtorno de ansiedade, entre em contato com o médico. Diversas estratégias permitem que você ajude seu filho a superar seus sentimentos nervosos e sinta-se melhor em situações que a preocupem.

Nervosismo

Os sentimentos de nervosismo surgem de muitos fatores. As crianças que se preocupam com pais, amigos e professores agradáveis ​​podem ficar nervosas para se expressar, se apresentar na escola ou conversar com os colegas. Estresse em casa, seja devido a tensão financeira, divórcio ou doença, também pode fazer com que a criança se sinta nervosa. Algumas crianças que não parecem nervosas na maioria das situações podem sentir-se assim quando solicitadas a se apresentar diante de outras pessoas ou quando fazem um teste. Ajudar seu filho a trabalhar com esses sentimentos lhe dá ferramentas para fazê-lo sozinho em situações preocupantes.

Para algumas crianças, expressar seus medos e falar sobre o que os deixa nervosos os ajuda a encontrar uma solução. No entanto, cabe a você como pai ou mãe ouvir sem pular e criticar. A Universidade do Estado de Iowa recomenda que você dê a seu filho a oportunidade de conversar com você durante todo o dia, mas evite forçá-la a discutir questões sobre as quais ela não esteja preparada ou disposta a conversar. Isso dá ao seu filho a chance de vir até você sem medo de não ficar do lado dela e ajudá-la, o que também a deixaria nervosa ao seu redor. Dizer ao seu filho como lidou com uma situação estressante que o deixou nervoso e a ler livros sobre crianças nervosas são outras maneiras de facilitar uma conversa sobre seus sentimentos.

Técnicas de Relaxamento na Prática

Praticando técnicas de relaxamento juntos permite que você Construa um relacionamento confortável com seu filho. Ter uma conexão com você e sentir-se amada ajuda seu filho a lidar com o nervosismo e o estresse de maneira mais eficaz, de acordo com a Iowa State University. A respiração profunda é uma boa opção para praticar em casa, na escola ou no carro. Yoga e meditação são outras boas escolhas para praticar o relaxamento em casa. Use essas formas de relaxamento quando seu filho se sentir nervoso antes de um grande jogo, um teste, quando começar uma nova escola ou lutar com uma amizade. As técnicas de relaxamento também são uma boa maneira de acalmar uma criança que se sente nervosa na maioria das situações fora de casa, quando usada regularmente.

Role-Play

A dramatização é uma maneira poderosa de armar sua criança com frases e ações para usar quando uma situação que o deixa nervoso acontece. Pratique o que ele poderia fazer e dizer se o valentão da escola se aproximar dele, ele se esquece de suas falas durante a peça ou em branco nas respostas para um grande exame. Saber o que ele fará nesses casos é uma boa maneira de afastar os sentimentos nervosos ou impedi-los de acontecer. Por exemplo, se seu filho se esquece de suas falas, ele pode praticar procurando por seu professor ou um membro do elenco que possa orientá-lo.