casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Quão quente tem que estar do lado de fora para se bronzear?

Como o calor afeta o bronzeamento?

A questão de como é quente estar do lado de fora para obter um bronzeado é interessante. A verdade é que a temperatura do ar não tem absolutamente nenhum efeito sobre se a pele de uma pessoa se bronzeia. Na verdade, é possível bronzear-se mesmo que a temperatura do ar seja extremamente fria. Pessoas em climas frios podem ter um bronzeado ou até queimaduras solares, quando a temperatura do ar estiver abaixo do ponto de congelamento da água. O único calor que realmente importa no processo de bronzeamento é o calor do sol.

Como o bronzeamento ocorre?

Bronzeamento não ocorre por causa das altas temperaturas externas, como algumas pessoas acreditam. Este equívoco comum vem do fato de que geralmente é quente lá fora quando as condições são ótimas para se bronzear. "É a luz solar que o bronzeado da pele de uma pessoa e a forte luz do sol também aquecem a superfície da Terra, criando temperaturas externas mais altas. Como a luz solar atinge a pele de uma pessoa, a radiação ultravioleta contida na luz solar causa um efeito de duas frentes. Primeiro, a melanina (pigmento escuro) que já está presente na pele escurece. Além disso, a pele cria mais melanina em reação à exposição à radiação ultravioleta.

O que mais eu deveria saber sobre bronzeamento?

A razão pela qual a pele escurece e cria mais melanina quando é exposta à radiação ultravioleta é que essa radiação é extremamente ruim para a pele. A radiação ultravioleta, deixada sem controle, causa danos à pele em nível molecular, criando um efeito de envelhecimento. Também pode causar tumores cancerígenos, alguns dos quais podem ser fatais se não forem controlados. É importante lembrar, então, que o bronzeamento é, na verdade, uma forma muito leve de queimadura na pele. Fazê-lo demais pode levar a efeitos desastrosos, até a morte.