casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Acne e Dermatite

A acne e a dermatite são condições completamente diferentes da pele. A acne é o resultado de pele morta e excesso de óleo entupindo os poros, levando a lesões ativas. Dermatite é uma inflamação da pele causada pelo contato com alérgenos, irritantes ou outros gatilhos. No entanto, a dermatite perioral é uma forma de dermatite que é frequentemente confundida com acne, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Isso pode ser problemático, porque as duas condições são tratadas de forma bastante diferente.

Sintomas

Assim como a acne, a dermatite perioral causa pápulas e pústulas pequenas e vermelhas que se formam na superfície da pele. Mas essas lesões geralmente são isoladas na área ao redor da boca. Na ocasião, eles podem se espalhar ao longo das bochechas e nariz. Uma leve sensação de ardor ou prurido muitas vezes acompanha as lesões.

Embora a dermatite perioral seja regularmente confundida com acne, as pápulas e pústulas não têm nada a ver com poros entupidos. Essas lesões geralmente se originam do uso prolongado de esteróides tópicos ou inalatórios. Hidratantes, cremes faciais, cremes dentais fluorados e outras doenças da pele, como rosácea ou dermatite seborréica, também podem desencadear essa condição.

Evitando gatilhos

O tratamento geralmente envolve a interrupção do uso de quaisquer cremes que possam estar causando o condição da pele, aconselha o American Osteopathic College of Dermatology. Como sua pele desenvolveu uma reação adversa ao produto em questão, você deve parar seu uso antes que possa ver uma melhora em sua pele. Mudar de cremes dentais fluorados para os regulares também pode ser benéfico. No entanto, não é incomum que as pápulas, pústulas e outros sintomas da doença piorem após a interrupção do uso.

Uma vez que você interrompeu o uso do gatilho, seu médico pode prescrever outra medicação tópica para tratar a condição. Peróxido de benzoíla, eritromicina, clindamicina e tacrolimus são comumente usados ​​para aliviar a inflamação da pele e seus sintomas associados. Casos mais teimosos podem exigir um antibiótico oral, como a tetraciclina, eritromicina ou doxiciclina.

Quando se trata, a maioria das pessoas vê uma melhora em cerca de dois meses, aconselha a Academia Americana de Dermatologia. Caso contrário, pode levar meses ou até anos para que as pápulas, pústulas e outros sintomas desapareçam.