casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Abcessos e celulite

A maioria dos abscessos dentários permanece localizada e não representa uma séria ameaça à saúde geral. Ainda assim, a cada ano o trabalho e o tempo escolar são perdidos devido a abscessos dentários e celulite facial, de acordo com o "California Dental Association Journal". Embora a situação não é comum, o que começa como uma dor de dente e abscesso dentário pode se transformar em uma forma de celulite com risco de vida se não for tratada rapidamente e corretamente.

Causas

Dente decadente, rachaduras , trauma e procedimentos odontológicos repetidos podem levar à inflamação irreversível da polpa, observa a Associação Americana de Endodontistas. Não remover a polpa nessa condição leva à necrose. O tecido da polpa necrótica causará então infecção ou um abscesso no osso ao redor da raiz. Sem tratamento, a infecção pode se espalhar para os espaços teciduais da cabeça e pescoço, tornando-se celulite.

Sintomas

A intensa sensibilidade a quente e frio presente com inflamação irreversível da polpa pode se dissipar quando o abscesso do dente. Mastigação dolorosa, inchaço localizado, mobilidade dentária, linfonodos sensíveis e febre podem existir com um dente abscedido. Um inchaço duro, macio, difuso e avermelhado são marcas de celulite. Febre, gânglios linfáticos inchados e sensíveis no pescoço e um mal-estar geral geralmente acompanham a celulite. A via aérea pode ficar comprometida à medida que a condição se agrava, levando a dificuldade para engolir e respirar.

Diagnóstico

A inspeção visual e digital do dente, gengiva e tecidos adjacentes ajuda os dentistas a fazer diagnósticos. O dentista usará gelo e possivelmente aquecerá para testar a vitalidade da polpa. Bater no dente e palpar o tecido gengival adjacente também fornece informações úteis. A radiografia dentária pode revelar alterações na superfície da raiz, o ligamento periodontal em torno da raiz e do tecido ósseo circundante.

A remoção da polpa necrótica é essencial quando um dente infectado é a fonte do abscesso. e celulite. Isso requer tratamento do canal ou extração do dente, de acordo com a Associação Americana de Endodontistas. Uma incisão e drenagem também podem ajudar a aliviar o desconforto do inchaço localizado. Isso também pode ser necessário com celulite. Para celulite grave, hospitalização para observação e medicamentos podem ser necessárias.

Prevenção /Solução

Minimizar a cárie dentária por meio de escovação regular, uso do fio dental, limpezas profissionais e exames dentários pode ajudar a prevenir dentes com abscesso. Relatar qualquer alteração, como dor ou inchaço, a um dentista ajudará a evitar infecções que levam à celulite.