casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

O crescimento de cabelos na boca

Uma língua preta e peluda pode parecer inconcebível, mas essa condição autolimitada e benigna pode ocorrer com uma prevalência entre 0,1 a 11%, dependendo da população considerada, de acordo com um artigo de abril de 2008. no "Canadian Medical Association Journal". Embora não haja uma causa definitiva de crescimento de pêlos na boca, isso está associado a certos fatores de risco e resolvidos de maneira conveniente, geralmente sem a necessidade de intervenção médica.

Identificação

Língua negra e peluda, conhecida em termos médicos como A lingua villosa nigra apresenta-se como um curioso revestimento preto, amarelo ou marrom no topo da língua, que pode parecer peludo ou peludo, segundo a Mayo Clinic. As pontas e os lados da sua língua geralmente não são afetados. Além de ser esteticamente desagradável, você também pode notar um gosto metálico em sua boca e experimentar o mau hálito. Algumas pessoas experimentam um reflexo de vômito elevado.

Causas

O cabelo que você vê é uma ilusão quando as pequenas projeções em sua língua, papilas, tornam-se alongadas e não perdem em um horário normal. Papilas reunir bactérias, leveduras, detritos e outros organismos, representando a cor incomum, afirma a Clínica Mayo. Fatores associados à língua preta e pilosa incluem tabagismo e outros usos de tabaco, má higiene oral, respiração bucal, medicamentos orais que contêm bismuto, enxaguatórios bucais que contêm peróxido, hamamélis ou mentol e radioterapia craniana. De acordo com o "Canadian Medical Association Journal", a idade é outro fator, provavelmente devido a muitos anos de fumar e beber café.

Self-Treatment

De acordo com Skinsight.com, língua pilosa pode resolver por escovar suavemente a língua duas vezes por dia, enxaguando com uma parte de peróxido de hidrogênio a cinco partes de água, e seguindo com uma enxaguadela final de água pura. A Clínica Mayo sugere evitar fatores conhecidos por contribuir para a língua pilosa, como fumar e usar medicamentos que contenham bismuto. No entanto, não interrompa a medicação que seu médico ou dentista recomendou ou prescreveu sem falar com ele primeiro.

Tratamento Médico

A língua pilosa geralmente se resolve com o autocuidado; no entanto, casos mais problemáticos podem exigir o uso de antifúngicos, retinóides e enxaguatórios bucais, de acordo com o Canadian Medical Association Journal. Quando tudo mais falhar, o tratamento médico pode incluir o corte ou a remoção das papilas usando tratamentos a laser ou eletrodissecação.

Prevenção

Impeça a língua negra e peluda usando uma boa higiene bucal todos os dias. A Clínica Mayo aconselha a escovar os dentes pelo menos uma vez por dia - e, se possível, após cada refeição - usando uma escova de dentes de cerdas macias e creme dental com flúor. Certifique-se de escovar a língua com a escova de dentes ou use um raspador de língua. Use fio dental diariamente para remover pequenas partículas de detritos presos entre os dentes. Consulte seu dentista rotineiramente para limpezas e exames orais para que você possa beliscar os problemas pela raiz.