casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Receding Gums: Causas e Tratamento

Recessão gengival, ou recessão gengival, ocorre quando o tecido de proteção em torno da base de um dente sofre erosão, deixando a raiz do dente exposto. Essa condição pode acumular-se ao longo de vários anos e pode passar despercebida pelo paciente até se tornar mais aguda. Se não for tratada, a recessão gengival pode causar sensibilidade dentária e também pode levar à perda adicional de gengiva e osso.

Causas

A abrasão da escova de dentes - escovar os dentes em um padrão horizontal excessivamente agressivo - é uma causa de recessão gengival. Essa prática faz com que o esmalte na base do dente acabe se desgastando, expondo a dentina, a seção do dente que contém o nervo. Uma segunda causa de recessão gengival é a doença periodontal, ou doença da gengiva. A escovação e o uso incorreto de dentes, inadequados ou pouco frequentes, permitem que a placa se acumule ao longo da linha da gengiva. Uma vez que endurece em tártaro, ou cálculo, faz com que as gengivas se afastem dos dentes. À medida que as gengivas diminuem, os dentes parecem mais longos e podem formar-se lacunas entre eles. A dentina exposta também pode causar sensibilidade dentária a alimentos e bebidas quentes, frios ou doces. Se a abrasão da escova de dentes causou a recessão, a linha da gengiva forma-se em entalhes em "V" e a superfície do dente assume uma forma côncava. Se a doença da gengiva for a culpada, o mau hálito crônico pode acompanhar a doença.

Gravidade

Sem o revestimento protetor do esmalte, a base do dente é muito mais vulnerável à decomposição. Se a doença periodontal estiver presente, as gengivas formarão bolsas profundas nas quais residem milhões de bactérias tóxicas. Com o tempo, as toxinas emitidas por estas bactérias erodem não apenas o tecido da gengiva, mas também o osso de suporte sob as gengivas que ancoram o dente. Se uma quantidade significativa de tecido ósseo é perdida, o dente vai se soltar.

Tratamentos

Um possível tratamento é para anexar restaurações de resina ligada às áreas expostas de seus dentes. Neste procedimento, seu dentista adere um material plástico da cor do dente à área afetada, que pode então ser moldada e polida para combinar com os dentes adjacentes. Para perda significativa de gengiva, seu dentista pode recomendar um enxerto de tecido gengival. Este procedimento requer um cirurgião periodontal para extrair tecido mole do céu da boca e transplantá-lo para a área que foi desgastada. O tecido recém-integrado retarda ainda mais a recessão gengival e perda óssea e protege a raiz exposta da deterioração.

Prevenção

Impedir o advento ou continuação da recessão gengival com cuidados orais adequados e visitas regulares ao dentista. Use uma escova de cerdas macias aprovada pela ADA e substitua-a a cada três a quatro meses. Escove os dentes duas a três vezes por dia e use fio dental pelo menos uma vez por dia. Coloque a escova de dentes a um ângulo de 45 graus da superfície do dente e use golpes curtos para cima e para baixo. Se você já tiver alguma recessão gengival, posicione a escova de dentes de modo que os lados das cerdas, em vez das extremidades, entrem em contato com o dente. Isso ajudará a evitar mais destruição de tecido.

, , ] ]