casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Gengivas doloridas e úlceras

Os dentes e gengivas são conhecidos como periodonto. Essas estruturas podem desenvolver dor e dor devido a infecção ou lesão. Cada dente é cercado por tecido gengival chamado gengiva que cobre o osso maxilar subjacente que segura os dentes. Como a boca envolve comer e é responsável por mastigar e morder, trauma ou inflamação podem se desenvolver facilmente em toda a cavidade oral. As gengivas e úlceras doloridas resultam em dor na boca, problemas com a mastigação e dificuldade para falar.

Identificação

As gengivas doloridas se manifestam como vermelhas, inchadas e sensíveis. Pode haver sangramento da gengiva ou mau hálito. As úlceras podem ocorrer em qualquer parte da boca, inclusive nas gengivas, bochechas internas ou língua. As úlceras bucais aparecem como feridas com bordas vermelhas ou brancas. Eles podem sangrar ou escorrer fluido e pode ser extremamente doloroso.

Úlceras bucais

Úlceras na boca podem ser devido a aftas; mão, febre aftosa; ou herpes labial. De acordo com o Hospital Infantil Lucile Packard, em Stanford, as aftas são causadas por traumas na boca, como irritação de um dente quebrado, comida ou morder o interior da bochecha ou língua. A doença da mão e da boca afeta mais comumente crianças entre 1 e 5 anos. É causada por um vírus e resulta em bolhas dolorosas na boca e nos pés e nas mãos. A afta ocorre no interior da boca ou nos lábios. Pode durar até duas semanas e é uma condição contagiosa.

Gomas Feridas

As gengivas doloridas podem ser o resultado de condições inflamatórias, como gengivite ou periodontite. A gengivite ocorre quando o acúmulo de placa nos dentes faz com que o excesso de bactérias se forme. O corpo responde tentando combater bactérias, causando inflamação e inflamação das gengivas. Não tratada, a gengivite leva à periodontite, uma condição que resulta em bolsas profundas no tecido gengival entre os dentes. Periodontite pode se espalhar para o osso maxilar, resultando em perda permanente do dente. Tratamento O tratamento de gengivas e úlceras doloridas depende da extensão da doença e pode envolver antibióticos ou enxaguatório bucal especial para enxaguar as bactérias. Alguns géis orais são aplicados diretamente na ferida para aliviar a dor e combater a infecção. Feridas ou bolhas relacionadas à doença da mão e da febre aftosa necessitam de tratamento tópico com medicação antiviral. Para dor de gengiva e úlcera, um analgésico como paracetamol pode ser necessário até a resolução da doença.

Prevenção

Para prevenir gengivas doloridas e úlceras na boca, pratique higiene oral regular escovando após as refeições e uso do fio dental diariamente. reduz o acúmulo de placa. Siga uma dieta nutritiva de frutas, legumes, carne magra e laticínios para fornecer vitaminas e nutrientes que são essenciais para fortalecer os dentes e promover a circulação nas gengivas. Consulte seu dentista regularmente e notifique-o se suas gengivas ficarem vermelhas e inchadas, ou se você desenvolver uma úlcera na boca.