casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Uma boca seca e pastosa

A boca seca crônica - que também pode ser acompanhada de uma sensação espessa e pastosa na boca - é uma condição médica conhecida como xerostomia, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial. A boca seca crônica pode ser uma condição séria, pois pode afetar sua saúde bucal e sua capacidade de ingerir alimentos. Compreender a gravidade da boca seca e como tratá-lo pode ajudá-lo a manter os dentes saudáveis ​​e restaurar a sua qualidade de vida.

Causas

Xerostomia é causada quando as glândulas na boca param de produzir saliva. Existem várias razões pelas quais isso aconteceria, incluindo certos medicamentos que você pode tomar, incluindo medicamentos de venda livre. Anti-histamínicos, remédios para pressão alta, anti-diarreicos e descongestionantes estão entre os mais prováveis ​​culpados da xerostomia, segundo a MayoClinic.com. Se você está recebendo terapia contra o câncer, a quimioterapia pode ter um papel na boca seca crônica. Danos nos nervos também podem ser a causa.

Sintomas

Um ressecamento crônico na boca é o sintoma clássico da xerostomia, porque as glândulas salivares não produzem umidade, e a boca fica seca aberto e sua respiração. Outros sintomas incluem lábios secos e rachados, mau hálito e gargantas doloridas frequentes. Algumas pessoas também experimentam infecções fúngicas na boca e dificuldade em falar ou engolir por causa da falta de saliva.

Xerostomia é mais do que apenas um incômodo e pode ter efeitos graves para a saúde a longo prazo. A saliva desempenha um grande papel na sua saúde dentária, varrendo as bactérias nocivas que levam à cárie dentária. Quando essa saliva está ausente, as bactérias podem se acumular nos dentes, quebrando-as e levando também à doença da placa e da gengiva. A falta de saliva também pode levar a uma infecção na boca causada pelo crescimento de fungos.

Diagnóstico

O seu médico provavelmente fará uma série de perguntas sobre seu histórico dentário e sobre quais medicamentos você está ajudando a determinar a causa exata da xerostomia para tratá-lo adequadamente. Ele pode pedir exames de sangue ou um exame de imagem para examinar suas glândulas salivares em busca de sinais de danos nos nervos.

Prevenção /Solução

Como certos medicamentos são a causa comum da xerostomia, seu médico pode pedir que você troque os medicamentos e veja se isso ajuda a sua condição. Certos medicamentos prescritos, como a pilocarpina e a cevimelina, também ajudam a estimular a produção de saliva na boca. Há também medidas que você pode tomar por conta própria para ajudar a estimular a produção de saliva e expulsar as bactérias da boca se você tiver xerostomia. Mastigue chicletes sem açúcar, especialmente após as refeições, para livrar a boca do excesso de comida e bactérias. Use creme dental com flúor e enxágue com flúor várias vezes ao dia para ajudar a se livrar das bactérias e fortalecer os dentes. Respire pelo nariz o máximo possível e considere instalar um umidificador em seu quarto para evitar que sua boca seque enquanto você dorme.