casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Queratina e Ceratose

A queratina é uma forma de proteína que forma a base para o seu cabelo e também desempenha um papel importante na formação de suas unhas e pele. Anormalidades nas células de queratina em sua pele podem desencadear o aparecimento de um grupo de distúrbios chamados ceratoses. A seriedade das diferentes formas de ceratose varia de aborrecimento cosmético a um sinal de alerta para o potencial desenvolvimento de câncer de pele com risco de vida.

Queratina

A camada externa de sua pele, chamada epiderme, produz queratina em várias camadas de células especializadas chamadas queratinócitos, de acordo com a National Geographic. Os queratinócitos conferem à sua pele suas habilidades de proteção, permitindo o bloqueio simultâneo de substâncias estranhas e a retenção de importantes componentes celulares em seu corpo, observa a Academia Americana de Dermatologia. Além da pele, queratinócitos formam a base para as membranas mucosas que protegem as áreas do seu corpo, como suas pálpebras, boca e garganta.

Keratosis Pilaris

Queratose pilar é uma condição comum da pele que ocorre quando a queratina as fichas se formam nas aberturas dos folículos capilares, de acordo com a Biblioteca Médica On-line dos Manuais da Merck. Essa intrusão cria pequenas protuberâncias sólidas chamadas pápulas, que tendem a aparecer nas coxas, na parte superior dos braços ou nas nádegas. Crianças ou adultos também podem desenvolver pápulas de queratose em seus rostos. A maior parte do impacto da queratose pilar é cosmética, embora em alguns casos você possa desenvolver comichão na pele ou inchaços cheios de pus chamados pústulas. Quando o tratamento é necessário, as opções potenciais incluem aplicações tópicas de petrolato, ácido salicílico, ácido láctico tamponado e uréia.

Queratose seborreica

A ceratose seborreica é uma desordem caracterizada pela formação de tumores de pele semelhantes a verrugas ou cerosas. Esses crescimentos ocorrem em tamanhos que variam de minúsculos pontos a lesões com mais de uma polegada de diâmetro, e têm cores que variam de preto ou marrom a castanho claro ou amarelo. Locais comuns para o transtorno incluem seus ombros, rosto, costas e peito. Embora a ceratose seborreica seja uma condição benigna, pode imitar de perto o aparecimento de câncer de pele, explica a Clínica Mayo. Deve consultar o seu médico se desenvolver numerosos crescimentos num curto período de tempo, ou se desenvolver hemorragias ou outras alterações cutâneas suspeitas.

Ceratose actínica

Queratose actínica é uma doença da pele causada por uma doença de longa duração exposição ao sol, a Academia Americana de Dermatologia relatórios. As lesões actínicas variam em tamanho, desde pequenos pontos até áreas maiores que um quarto, têm uma textura escamosa ou áspera e têm cores que variam do tom de pele ao marrom avermelhado. Locais comuns para esses crescimentos incluem seus ouvidos, lábios, face, antebraços, pescoço, couro cabeludo e dorso de suas mãos. Os médicos consideram a queratose actínica um precursor para o desenvolvimento do câncer de pele, e se você tem lesões actínicas, você deve ter sua pele regularmente marcada por mudanças perigosas.

Prevenção do câncer

A Academia Americana de Dermatologia lista métodos de prevenir queratose actínica e câncer de pele, que incluem evitar o bronzeamento artificial, limitar a exposição ao sol todos os dias, usar regularmente protetor solar e usar roupas que diminuam a exposição ao sol. Você também deve estar ciente de superfícies que podem amplificar os efeitos nocivos do sol, incluindo neve, areia e água. , , ] ]