casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos colaterais do Vitalux

Vitalux é um medicamento criado pelo fabricante Novartis para promover a saúde ocular entre pessoas idosas. O Vitalux é um multivitamínico vendido sem receita e projetado para uso como suplemento por pessoas que correm risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Segundo a AMD Alliance International, a AMD afeta entre 25 milhões e 30 milhões de pessoas em todo o mundo. A AMD pode ser evitada através de uma nutrição adequada, de acordo com a AMD Alliance International.

Os principais efeitos colaterais do Vitalux foram encontrados entre fumantes e pessoas que pararam de fumar recentemente. Um estudo clínico descobriu que fumantes e ex-fumantes recentes que tomaram um suplemento de beta-caroteno, que está incluído na fórmula padrão para Vitalux, apresentaram maior incidência de câncer de pulmão e maior crescimento de tumores nos pulmões, assim como maior risco de morte de câncer, doença pulmonar e doença cardíaca. Além disso, suplementos de luteína, que são encontrados em algumas variedades de Vitalux, não devem ser tomados por qualquer pessoa que esteja grávida ou amamentando.

Devido à prevalência de efeitos colaterais importantes para fumantes e ex-fumantes , Vitalux é comercializado em vários tipos para eliminar os efeitos colaterais para esses grupos de pessoas. Enquanto a forma padrão de Vitalux contém betacaroteno, Vitalux-S é uma fórmula especial projetada para fumantes que não inclui um suplemento de beta-caroteno, a fim de eliminar o risco de efeitos colaterais negativos do multivitamínico para fumantes. O multivitamínico Vitalux foi criado com base em um estudo de 1992 do Instituto Nacional de Olhos dos EUA conhecido como o Estudo da Doença dos Olhos Relacionados à Idade (AREDS), que tentou estabelecer uma ligação entre nutrição e função ocular entre pessoas idosas. O estudo constatou que um suplemento dietético de beta-caroteno, vitamina C, vitamina E, zinco e cobre reduziu o risco de DMRI em 25% entre aqueles com maior risco para a doença. A fórmula de Vitalux AREDS é a mesma fórmula usada pela fórmula AREDS, com a adição de luteína e zeaxantina, dois compostos encontrados na mácula do olho e que ocorrem naturalmente nos alimentos, enquanto a fórmula Vitalux-S foi criada posteriormente para eliminar o risco de efeitos colaterais negativos para fumantes.

Considerações

Os pacientes muitas vezes experimentam AMD em conjunto com outras condições graves de saúde, como depressão, hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes. Tratar o risco de DMRI com Vitalux pode resultar em complicações relacionadas a qualquer uma dessas comorbidades, e os pacientes que têm essas condições devem consultar seu médico antes de adicionar qualquer suplemento multivitamínico à sua rotina diária.

Aprovação e Segurança

Enquanto Vitalux é o único multivitamínico formulado especificamente para a AMD, a FDA negou as alegações de tratar doenças oculares feitas por toda a família de medicamentos e suplementos contendo luteína e zeaxantina. Como a FDA nega as alegações dos fabricantes de medicamentos que produzem o Vitalux e outros suplementos relacionados, nenhuma investigação oficial foi feita sobre as possíveis preocupações de segurança e efeitos colaterais.