casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dieta para Pacientes com Alto Potássio e Colesterol Alto

Pacientes com altos níveis de potássio e colesterol alto correm maior risco de doenças cardíacas. O potássio elevado também pode causar sobrecarga nos rins, resultando em pedras nos rins. Uma dieta especial pobre em "gorduras ruins" pode ser benéfica para reduzir o potássio e o colesterol, diminuindo assim os riscos de outras condições mais sérias.

Potássio e níveis de colesterol - O potássio é responsável pela regulação dos tecidos musculares, enviando impulsos nervosos e condução de impulsos elétricos no corpo. Altos níveis de potássio, ou hipercalemia, podem afetar os sistemas do corpo e resultar em batimentos cardíacos baixos ou irregulares, pulso fraco, vômitos e náusea. O potássio elevado pode ser causado por dieta, medicamentos, insuficiência renal, acidose e doença de Addison. Os sintomas de potássio alto raramente são sentidos por aqueles que são afetados. O colesterol alto pode aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame, angina e doenças cardíacas. O colesterol alto, ou hiperlipidemia, pode ser causado por história familiar, dieta pobre em gordura e calorias e pouco ou nenhum exercício. Uma dieta baixa em sódio, óleos e colesterol pode beneficiar os pacientes com alto teor de potássio e colesterol elevado de várias maneiras. Estas dietas devem ter um alto teor de outras vitaminas e minerais, incluindo fibras, cálcio, magnésio e ferro.

Dieta com baixo teor de potássio - O potássio é importante para a saúde renal e ajuda a reduzir o risco de pedras nos rins. Uma dieta para alguém com altos níveis de potássio deve incluir muitos grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura, vegetais e frutas. Você vai querer manter a ingestão de potássio abaixo de 2.000 mg por dia para ser considerada uma dieta baixa em potássio. Reduza o consumo de leite, nozes e carne. Aqueles com alto teor de potássio não devem consumir chocolate. Porções de vegetais e frutas devem ser limitadas a meia xícara de cada vez.

Dieta Low-Cholesterol

Uma dieta com pouca gordura e alta fibra é recomendada para pacientes com colesterol alto. As mesmas frutas e vegetais são necessários, como na dieta com baixo teor de potássio. Grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e carnes magras, como frango, peixe ou peru, são outros grandes alimentos para uma dieta com baixo teor de colesterol. Certifique-se de diminuir a ingestão de gorduras e óleos vegetais. Evite gorduras saturadas e trans completamente.

"Gorduras ruins"

"Gorduras ruins" causam acúmulo no coração e no sistema digestivo. Gorduras trans feitas de óleos hidrogenados são comumente encontradas em alimentos embalados como conservante. O óleo vegetal pode conter muitas gorduras trans. Use linhaça, canola ou azeite em vez disso. Gorduras saturadas também devem ser evitadas se você precisar de uma dieta baixa em potássio ou baixo teor de colesterol. As gorduras saturadas são normalmente encontradas na margarina e no encurtamento.