casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os efeitos do gás metano respiratório

O metano é um composto químico composto de um átomo de carbono e quatro átomos de hidrogênio (CH4). É um simples alcalino e um dos principais componentes de todos os gases naturais. O gás metano em si não é tóxico, mas se for permitido encher uma sala fechada, ele pode deslocar o oxigênio e agir como um asfixiante. Além disso, se o metano é queimado em uma área sem ventilação, ele pode produzir monóxido de carbono, de acordo com a MethaneGasDetectors.com. Ambos os resultados podem ser fatais.

Asfixia

Como o metano se acumula em uma sala, ele começa a tomar o lugar do oxigênio. Segundo o Centro Canadense de Saúde e Segurança Ocupacional, os níveis de oxigênio podem diminuir a ponto de representarem menos de 18% do ar na sala. Quando isso acontece, um ocupante da sala pode começar a sentir-se ligeiramente tonto e sentir dor de cabeça. No início, sua frequência cardíaca pode acelerar e você pode começar a perder a coordenação. À medida que os níveis de metano aumentam e os níveis de oxigênio se esgotam, você pode começar a se sentir fatigado e ter problemas emocionais e dificuldade para respirar. Se não for removido da sala, você pode começar a ficar enjoado e não conseguir se mexer. Concentrações de oxigênio de 6% ou menos podem causar a morte. Esses efeitos podem ocorrer mais rapidamente se você estiver se exercitando de alguma forma enquanto o metano estiver preenchendo a sala.

Monóxido de carbono

Se o metano produz monóxido de carbono, você pode começar a experimentar os sintomas associados a esse tipo de envenenamento. O primeiro sintoma que você pode sentir é uma dor surda na cabeça, quase como uma dor de cabeça sinusal. À medida que você inspira mais fumaça, a dor de cabeça pode ser seguida por fraqueza e tontura. Isso pode levar a náuseas e vômitos e dor no peito. Se você continuar exposto ao monóxido de carbono, seu julgamento pode ficar prejudicado e você pode ficar confuso e irritado. Finalmente, você pode experimentar uma perda de consciência, seguida por morte.

Outros efeitos

Outros efeitos da exposição ao gás metano podem incluir danos ao tecido do órgão devido à falta de oxigênio. Além disso, em algumas pessoas, esse tipo de gás pode ser um sensibilizador cardíaco. Um sensibilizador cardíaco pode causar um batimento cardíaco irregular ou morte súbita, dependendo da pessoa. Se você está exposto a muito monóxido de carbono do metano, você pode acabar com danos cerebrais permanentes ou o aparecimento de complicações cardíacas mais tarde na vida.