casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são os perigos do desinfetante para as mãos?

Os desinfetantes para as mãos matam 99,99% dos vírus e bactérias, mas outros 0,01% podem incluir alguns germes sérios. Além disso, nem todos os desinfetantes para as mãos são iguais. Descubra por que os desinfetantes para as mãos não são todos iguais e saiba mais sobre sua eficácia, benefícios, limitações e perigos.

Nem todos os desinfetantes para as mãos são criados da mesma forma. Os desinfetantes para as mãos à base de álcool matam mais tipos de germes do que a maioria das outras formas no mercado. Outros ingredientes ativos incluem triclosan e cloreto de benzalcônio, mas as bactérias podem desenvolver resistência a esses ingredientes.

Em geral, o álcool tem propriedades desinfetantes mais confiáveis ​​do que outros ingredientes antibacterianos. Ele mata germes estruturalmente destruindo-os, em vez de envenená-los, um efeito semelhante ao de lavar as mãos.

MRSA Muitos hospitais e ambientes de trabalho adotaram desinfetante para as mãos à base de álcool para combater a propagação da meticilina staphylococcus aureus resistente, mais conhecido do público como MRSA, a infecção por estafilococos que resiste a múltiplos antibióticos.

Os desinfetantes à base de álcool matam essa bactéria com mais eficácia do que um desinfetante para as mãos da linha anterior, o triclosan, um produto químico antibacteriano. Pesquisa em 2004 por Schmid e Kaplan, publicado em Antimicrobial Agents and Chemotherapy, mostra que MRSA desenvolveu resistência ao triclosan, assim como a muitos antibióticos.

Norovirus

Norovirus, também conhecido como o vírus da gripe estomacal. , notoriamente resiste aos desinfetantes mais comuns, incluindo a maioria dos desinfetantes para as mãos. De acordo com um estudo de agosto de 2008 na Applied & Microbiologia Ambiental, o desinfetante para as mãos à base de álcool tem relativamente pouco efeito sobre esse flagelo gastrointestinal. Neste estudo, os pesquisadores desenvolveram uma nova formulação que teve um efeito mais forte contra o norovírus. Os desinfetantes para as mãos ainda não substituem a lavagem das mãos ao combater a propagação dessa doença.

O desinfetante para as mãos à base de álcool tem seus próprios riscos potenciais. Envenenamento acidental pode ocorrer; Mantenha a garrafa longe do alcance de crianças sem supervisão. Quando os sinais indicam que uma criança pode ter ingerido desinfetante para as mãos, observe se há sonolência e dor de estômago - sinais de envenenamento por álcool - e chame um centro de controle de envenenamento para aconselhamento. Um artigo de 8 de setembro de 2009 no Houston Chronicle relata muitos incidentes, mas nenhuma morte.

O alto teor alcoólico também torna esse tipo de desinfetante muito inflamável - mantenha-o longe de chamas abertas e outros ambientes de risco de incêndio.

O desinfetante para as mãos também pode causar ressecamento da pele, levando a pele quebrada, o que expõe o corpo aos mesmos contágios que os usuários estão tentando evitar.

Benefícios

Embora os desinfetantes para as mãos tenham seus perigos, em última análise, eles servem a um propósito útil: os benefícios superam os riscos. Enquanto a lavagem das mãos mata germes mais efetivamente do que qualquer outro método de esterilização, profissionais ocupados em saúde e educação nem sempre têm tempo de chegar a uma pia. Um desinfetante para as mãos à base de álcool confiável pode preencher as lacunas, permitindo uma melhor prevenção da transmissão de gripes e resfriados.

Aviso

Não use desinfetante para as mãos como meio principal de desinfecção das mãos na preparação de alimentos. Embora possa ser útil em ambientes de saúde e educação, o desinfetante para as mãos não penetra na graxa, na umidade ou nos resíduos de alimentos. Por causa disso, e uma vez que demonstra menos eficácia contra o norovírus do que contra outros micróbios, até mesmo o melhor antisséptico para as mãos deve ser usado apenas como adjuvante da lavagem das mãos em todos os ambientes.