casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Deficiência de ferro e miomas uterinos

Os miomas uterinos são fibrosos - semelhantes a tecido - no útero, que podem ser tão pequenos quanto uma ervilha e tão grandes quanto uma grapefruit. Embora esses miomas não sejam cancerígenos, eles podem causar vários sintomas desagradáveis, incluindo dor no abdômen, cólicas abdominais ou dificuldade para urinar. Excesso de sangramento menstrual é outro problema que pode levar à anemia, uma condição que causa deficiência de ferro.

O ferro é um mineral em seu corpo que viaja em seus glóbulos vermelhos. É necessário porque contém hemoglobina que se liga ao oxigênio que seus tecidos precisam para desempenhar suas funções. As mulheres experimentam anemia com mais frequência do que os homens devido à perda de sangue durante os períodos menstruais ou à falta de ferro nas suas dietas. Miomas uterinos que causam sangramento descontrolado podem contribuir ainda mais para a deficiência de ferro.

Fatores de Risco

Certos fatores de risco podem torná-lo mais propenso a sofrer miomas uterinos, resultando em uma deficiência de ferro. Saber se você está em risco pode ajudá-lo a reconhecer melhor os sintomas. As mulheres na pré-menopausa - tipicamente entre as idades de 45 e 50 anos - mais comumente experimentam miomas uterinos porque os níveis de estrogênio ao longo do tempo contribuem para os miomas uterinos. Mulheres afro-americanas e obesas também estão associadas a um risco elevado, embora a conexão entre miomas uterinos, mas estes fatores de risco não é totalmente compreendido.

Sintomas

Sintomas de deficiência de ferro podem ajudar um médico a diagnosticar anemia e vice-versa. Os sintomas da anemia incluem fadiga inexplicável, dores de cabeça, cor da pele pálida, fraqueza e até desejos de comida incomuns. Quando os tecidos do corpo não recebem oxigênio suficiente, seu corpo não consegue quebrar a energia dos alimentos com a mesma eficiência, o que explica as perdas de energia. Se você suspeitar que pode ter sangramento excessivo durante um período menstrual ou se seus períodos durarem mais de sete dias, esses sintomas de fibróides uterinos podem indicar que você está com anemia. No entanto, se você tem miomas uterinos menores ou apenas leve anemia, você nunca pode sentir sintomas.

O tratamento para miomas uterinos e deficiência de ferro pode variar de acordo com a gravidade dos seus sintomas. Por exemplo, se os sintomas de deficiência de ferro e fibróide uterino forem bastante leves, seu médico pode recomendar aumentar a ingestão de ferro na dieta. Boas fontes de ferro incluem gemas, peixes, feijões, ervilhas, carnes, frango, peru, passas e pão integral. Se os sintomas forem mais graves, seu médico pode recomendar suplementos de ferro ou até mesmo procedimentos cirúrgicos para remover os miomas. Para algumas mulheres que sofrem de miomas uterinos, o sangramento pode ser tão grave que é difícil realizar tarefas diárias.