casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Sorbitol é perigoso para crianças?

O sorbitol é um álcool de açúcar natural, um pouco menos doce e menos calórico que o açúcar comum. Ocorre naturalmente em ameixas, peras e algumas bagas e também está disponível em solução como um laxante medicinal. Muitos alimentos e gomas processados ​​com baixo teor de açúcar contêm sorbitol. Em pequenas quantidades, o sorbitol parece seguro para as crianças. Em quantidades maiores, ou em crianças com distúrbios renais, o sorbitol pode causar problemas.

Cavidades

Um motivo para o sorbitol ser benéfico para crianças, e não prejudicial, é que ele não promove a cárie dentária. Bactérias orais normalmente quebram açúcares e amidos em alimentos, liberando ácidos. Se os ácidos não forem totalmente escovados ou enxaguados, esses ácidos desgastam o esmalte dos dentes. Sorbitol, e outros polióis ou ácidos de açúcar, são resistentes ao metabolismo bacteriano e, portanto, não levam ao produto de ácidos que decompõem o esmalte.

Diabetes

Crianças com diabetes, assim como adultos, precisam controlar sua glicose no sangue, lipídios e peso. Como o sorbitol é absorvido de forma lenta e deficiente pelo organismo, a glicose sanguínea e a resposta insulínica associada são reduzidas. Além disso, calorias por grama de sorbitol é dois terços do açúcar regular, ajudando as crianças a controlar seu peso. Embora o sorbitol possa ser uma parte benéfica da dieta de uma criança diabética, discuta seu uso com o provedor de cuidados de saúde da criança.

Segurança Geral

Regulamentação de alimentos e medicamentos dos EUA afirmam que o sorbitol é um "geralmente considerado seguro" ou GRAS ingrediente baseado em dados avaliados por cientistas no Comitê de Substâncias GRAS. Além disso, tanto o Comitê Científico para a Alimentação Humana da União Européia quanto o Comitê Conjunto de Especialistas da Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura /Organização Mundial da Saúde sobre Aditivos Alimentares ou JECFA concluíram que o sorbitol é seguro, baseado na revisão de dados extensivos. Além disso, nenhum destes grupos colocou quaisquer limites na ingestão diária aceitável (ADI) de sorbitol. Uma IDA de "não especificado" é a categoria mais segura possível. No entanto, a Food and Drug Administration dos EUA exige alimentos que podem resultar na ingestão diária de 50 gramas ou mais de sorbitol para incluir o aviso: "Excesso de consumo pode ter um efeito laxante".

Gastrointestinal Issues of

O sorbitol tem um efeito laxante e, de fato, as soluções de sorbitol são vendidas como laxantes pelas farmácias. Como o sorbitol não é fácil ou rapidamente absorvido pelo organismo, ele ajuda o corpo a movimentar o material através do trato digestivo, mas quantidades excessivas também podem causar inchaço, flatulência, diarréia, cólicas e outros problemas abdominais. A gravidade deste problema para as crianças é muito debatida. De acordo com o Centro para a Ciência no Interesse Público, o efeito laxante do sorbitol em crianças pode ser grave, levando à diarréia grave, mesmo em pequenas doses, devido ao seu pequeno tamanho. O Dr. Jeffrey Hyams, do Centro Médico Infantil de Connecticut, adverte que pequenas quantidades de sorbitol podem causar sintomas gastrointestinais graves. No entanto, Lyn Nabors, vice-presidente do Conselho de Controle de Calorias, diz que, para a grande maioria dos consumidores, o sorbitol não causa problemas, sendo encontrado naturalmente em uma variedade de frutas e bagas. Ela acrescenta que, embora o consumo excessivo possa levar a desconforto gastrointestinal leve, não representa uma ameaça maior do que a ingestão de feijão, repolho e algumas frutas secas. Alergias e Intolerância

Sorbitol pode causar problemas em crianças que têm sorbitol alergia ou que são extremamente sensíveis aos seus efeitos laxativos. As reacções alérgicas podem incluir erupções cutâneas, urticária, comichão, falta de ar, pieira, tosse ou inchaço da face, lábios, língua ou garganta. Não dê sorbitol a crianças com doença renal grave, pois o sorbitol é substancialmente excretado pelo rim.