casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como o potássio reage com o iodo

O potássio e o iodo são dois elementos, ou formas simples de matéria. Eles podem reagir uns com os outros através de um tipo específico de interação química chamada transferência de elétrons, levando à formação do sal de iodeto de potássio. Esta reação produz quantidades significativas de energia e ocorre rapidamente, porque é muito favorável quimicamente.

A reação de potássio e iodo é uma reação de ionização, também chamada de reação redox. De acordo com Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica", um redox, ou redução-oxidação, é uma reação de transferência de elétrons. Especificamente, um átomo de potássio transfere um elétron para um átomo de iodo, produzindo o cátion de potássio carregado positivamente e o ânion de iodeto carregado negativamente. Essas partículas carregadas, ou íons, são posteriormente atraídas umas pelas outras por forças eletrostáticas, e formam o sal de iodeto de potássio.

Características

A reação do potássio com o iodo é o resultado de cada átomo neutro ter um preenchimento camada exterior de elétrons ou camada de valência. Em seu livro, "Química: A Natureza Molecular da Matéria e da Mudança", Martin Silberberg explica que as cascas de valência vazias são instáveis, enquanto as cascas vazias ou cheias de valência são estáveis. Ao reagir com o iodo, o potássio perde seu único elétron de valência, esvaziando seu Ao reagir com o potássio, o iodo ganha um elétron de valência, preenchendo sua camada de valência.

Considerações

As reações de transferência de elétrons resultam em formações de íons porque as cargas em um átomo ficam desequilibradas. "Eles têm o mesmo número de prótons como nêutrons. Notas Silberberg, potássio tem 19 prótons carregados positivamente e 19 elétrons carregados negativamente como um átomo que não reagiu. Quando dá um elétron ao iodo, ele tem 19 prótons e 18 elétrons, o que lhe dá Do mesmo modo, ao ganhar um elétron, o iodo fica carregado negativamente.

Como resultado da reação do potássio e do iodo, forma-se um sal solúvel em água. o potássio elementar e o iodo elementar podem se dissolver na água, porque a água é melhor na dissolução de compostos com cargas do que os elementos neutros. O sal de iodeto de potássio, porque é feito de partículas carregadas, se dissolve prontamente na água. Soluções de iodeto de potássio na água também conduzem eletricidade, observa Silberberg. Eles são chamados de soluções eletrolíticas. A reação do potássio com o iodo altera as propriedades físicas e químicas de ambos os elementos.

Concepções errôneas

Como muitas reações químicas resultam na formação de uma ligação química, é comum supor que quando o potássio reage com o iodo, o composto resultante - iodeto de potássio - é mantido unido por uma ligação química. Na verdade, isso não é verdade, observa Silberberg. A única força que segura o composto é eletrostática, significando a força atrativa entre partículas carregadas. Assim, quando dissolvidos em água, os cátions de potássio podem se separar dos ânions iodeto, produzindo íons livres em solução.