casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Ácido Cítrico e Cloreto de Sódio

O ácido cítrico e o cloreto de sódio são quimicamente diferentes. No entanto, esses compostos compartilham várias características importantes. Ambos são encontrados naturalmente em todos os organismos vivos e ambos são conservantes. Eles estão em frutas e legumes, bem como em alimentos processados. Assim como o cloreto de sódio, o ácido cítrico ocorre em uma forma cristalina branca, embora possa ocorrer como um poder branco também.

Ácido cítrico - Química

O ácido cítrico é um ácido orgânico fraco, assim como o vinagre . Isto não é um produto químico tóxico. O LD-50 oral de ácido cítrico em ratos está entre 3 e 5 g /kg, dependendo de como é administrado. LD-50 refere-se à menor dose possível de uma substância química que irá matar 50% dos animais aos quais é administrada. Suco de limão e limão fornecem mais ácido cítrico do que suco de grapefruit ou laranja. Ocasionalmente, ele aparecerá nos rótulos sob os nomes de sal azedo, ácido cítrico hidratado e ácido 2-hidroxi-1,2,3-propanetricarboxílico monohidratado.

Ácido Cítrico - Usos

O Reino Unido Food Guide aponta que, uma vez que o ácido cítrico serve tanto como conservante como como potenciador do sabor, é em muitos alimentos, incluindo “bebidas não alcoólicas, produtos de padaria, cerveja, queijo e queijo processado, cidra, biscoitos, misturas de bolo, peixe congelado, gelo cremes, compotas, geleias, croquete de batatas e waffles de batata, conservas, sorvetes, sopas de pacote, doces, conservas de frutas, molhos e legumes e vinho. ”- Química de Cloreto de Sódio -

Cloreto de sódio, ou mesa comum sal dissocia-se em iões sódio e cloreto quando dissolvido em água. A carga dessas partículas faz parte do motivo pelo qual o cloreto de sódio é essencial à vida. As diferentes concentrações dos íons de sódio e potássio carregados positivamente em ambos os lados das membranas neuronais possibilitam que um nervo conduza sinais para outro.

O cloreto de sódio também é essencial para a regulação do pressão sanguínea. Os níveis de sódio determinam o volume de líquido fora das células. Consumir muito cloreto de sódio faz com que os níveis de líquido extracelular aumentem, o que, por sua vez, aumenta a pressão nas paredes dos vasos sanguíneos. A relação entre sódio e volume sangüíneo é a razão pela qual os médicos recomendam aos pacientes com pressão alta que usem menos sal.