casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Sódio, Potássio e Cloreto no Corpo

O sódio, o potássio e o cloreto funcionam como eletrólitos em seu corpo e desempenham funções importantes, como manter o equilíbrio de fluidos celulares, conduzir os impulsos nervosos adequados e manter a pressão arterial normal. Seu corpo elimina o excesso de eletrólitos através dos rins na urina ou da pele pela transpiração. O Instituto Linus Pauling da Oregon State University recomenda que você não consuma mais de 5,8 g de sódio por dia e consuma pelo menos 4,7 g de potássio por dia. Nenhuma ingestão diária recomendada de cloreto foi estabelecida.

O sódio eo potássio trabalham juntos para conduzir impulsos nervosos por um processo chamado potencial de ação, no qual uma troca de concentrações de íons é feita entre o interior e exterior das células. A concentração de potássio é 30 vezes maior dentro de suas células, enquanto a concentração de sódio é 10 vezes maior fora de suas células. Isso cria diferentes cargas elétricas em ambos os lados das células. De acordo com o ex-professor de nutrição Gordon Wardlaw, da Ohio State University, uma mudança na concentração de sódio e potássio faz com que os impulsos nervosos conduzam. Uma estimulação, como a luz ou o toque, altera a permeabilidade da célula ao sódio, permitindo que o sódio entre na célula. Isso reverte a carga da membrana celular e gera uma corrente elétrica. Uma vez que o impulso nervoso passa, sua célula restaura a sua carga original.

Função renal e osmorregulação

Sódio e cloreto são os principais reguladores da quantidade de água que o corpo pode conter, o que afeta a pressão arterial e o sódio e concentrações de potássio no sangue. Segundo o Instituto Linus Pauling, mudanças no volume sangüíneo alteram sua pressão arterial. Quando seus sensores de pressão dentro do seu sistema cardiovascular detectam a mudança, eles enviam sinais ao cérebro para liberar proteínas e hormônios especiais que afetam a quantidade de sódio e cloreto retidos pelos rins. Isso ajuda a evitar que sua pressão arterial seja muito alta ou muito baixa.

Fontes

Como o sal de cozinha é feito de sódio e cloreto, você pode obter ambos os minerais de quase todos os alimentos processados ​​ou em conserva, como cachorros quentes, enlatados e carnes curadas. Muitos alimentos têm sal adicionado durante o processo de cozimento para melhorar o sabor. Você também pode obter uma rica fonte de potássio de muitas frutas, verduras e produtos integrais, como bananas, cascas de batata, suco de ameixa, farelo de cereais, espinafre e laranja.

Deficiências

Embora deficiências em sódio, potássio e cloreto são raros nos Estados Unidos, muito pouco desses minerais causa cãibras musculares impróprias, fadiga, náusea, edema no cérebro por causa da retenção de líquidos e um batimento cardíaco irregular, de acordo com o Instituto Linus Pauling. > Toxicidade

Demasiada ingestão de sódio e cloreto pode causar hipertensão, perda excessiva de cálcio e edema nos tecidos, especialmente nas extremidades, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Demasiado potássio provoca hipercalemia, formigueiro nas mãos e pés, fraqueza muscular e batimentos cardíacos irregulares, que podem causar a morte.