casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Vitaminas pré-natais têm bastante ácido fólico?

O ácido fólico, também conhecido como folato, é uma das vitaminas do complexo B. Recebeu seu nome da palavra latina “folium”, aludindo à sua presença na folhagem verde escura, como espinafre, couve, acelga e beterraba. O folato é uma vitamina delicada e é facilmente perdida durante o processamento dos alimentos ou pela exposição ao calor, à luz ou ao ácido. Mesmo o armazenamento prolongado à temperatura ambiente diminui a potência do folato. Uma vez que é fundamental para o desenvolvimento fetal normal, as mulheres grávidas ou mulheres que estão contemplando a gravidez devem ter folato extra.

Funções O folato é essencial para a síntese de DNA e RNA. Assim, qualquer processo que exija produção extra celular, como gravidez, aumenta sua necessidade de folato. O folato é fundamental na formação da hemoglobina, que é a proteína portadora de oxigênio nos glóbulos vermelhos, e no metabolismo e conversão de proteínas e aminoácidos. O ácido fólico desempenha um papel importante na produção de neurotransmissores no cérebro, e é necessário para o desenvolvimento normal do sistema nervoso fetal.

Deficiência

A dieta ocidental típica, que é rica em alimentos processados , carnes, gorduras e açúcares, é uma pobre fonte de ácido fólico. Nutricionista Elson Haas, M.D., acredita que a deficiência de folato é uma das deficiências nutricionais mais comuns na América. A deficiência de ácido fólico leva à fadiga, perda de apetite, irritabilidade, transtornos mentais e anemia megaloblástica, que é caracterizada por glóbulos vermelhos anormalmente grandes e mal funcionantes. Durante a gravidez, a deficiência de folato inibe o desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal de um bebê, levando a malformações chamadas defeitos do tubo neural. A melhor fonte de folato é verduras de folhas verdes frescas e escuras. Brotos de feijão e germe de trigo são boas fontes, assim como fígado, rim e levedo de cerveja. Muitos alimentos são enriquecidos com folato, mas o armazenamento reduz sua potência. Em 1998, a Academia Nacional de Ciências (National Academy of Sciences) recomendou a ingestão diária de folato, variando de 65mcg diariamente para lactentes a 600mcg diariamente para mulheres grávidas. Pessoas com necessidades crescentes de folato, como mulheres grávidas, podem precisar tomar suplementos.

Demandas da gravidez

O desenvolvimento normal do cérebro fetal depende de níveis maternos adequados de folato. Segundo o Instituto Linus Pauling, o cérebro e a medula espinhal de um bebê passam por um desenvolvimento crítico durante a quarta semana de gestação, quando muitas mulheres nem percebem que estão grávidas. Portanto, o Serviço de Saúde Pública dos EUA recomenda que todas as mulheres que são capazes de engravidar tomem 400mcg de folato diariamente. O Instituto de Medicina recomenda que as mulheres grávidas tomem 600mcg de folato diariamente. Esta dosagem garante níveis adequados para o desenvolvimento fetal, bem como a necessidade da mãe expectante para a produção adicional de glóbulos vermelhos.

Vitaminas pré-natais

Os benefícios do folato durante a gravidez estão bem documentados, e as vitaminas pré-natais são geralmente formuladas para exigência aumentada. No entanto, as vitaminas pré-natais não são todas iguais. Algumas preparações podem exigir duas ou mais cápsulas ou pílulas para fornecer uma ingestão diária adequada de folato, ferro ou outros nutrientes. Sua vitamina pré-natal deve fornecer pelo menos 600mcg de ácido fólico em cada dose diária. Leia atentamente o rótulo para determinar qual é a dose e consulte o seu médico se não tiver certeza de que sua vitamina pré-natal atenda às suas necessidades.

, , ] ]