casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Vitaminas que aliviam a constipação

A constipação é um problema gastrointestinal que resulta em evacuações infreqüentes ou dificuldade em evacuar as fezes. Segundo a Clínica Mayo, a constipação é geralmente diagnosticada se você passar menos de três fezes por semana. Vários tratamentos estão disponíveis que podem aliviar os sintomas da constipação, incluindo a ingestão oral de certos suplementos vitamínicos. Consulte o seu médico se você acredita que você está sofrendo de constipação para determinar o tratamento certo para você.

Vitamina C

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que está presente em muitos tipos diferentes de alimentos, suplementos, e ervas, e pode ser um tratamento eficaz para a constipação. Segundo Crohns.net, um site para o tratamento da doença de Crohn, aumentando a sua ingestão de vitamina C, especialmente quando combinado com o mineral magnésio, pode diminuir os efeitos da constipação e permitir que você passe fezes com mais regularidade.

Vitamina B5

A vitamina B5, também chamada de ácido pantotênico, é uma vitamina natural que é essencial para muitos processos diferentes em todo o corpo e pode ser um tratamento eficaz para a constipação. Quando tomado em quantidades muito grandes e com o estômago vazio, o ácido pantotênico pode causar diarréia ao amolecer as fezes, o que pode aliviar a constipação. Como resultado, a vitamina B5 é um ingrediente comum em muitos laxantes nutricionais vendidos sem prescrição médica.

Vitamina B9

A vitamina B9, ou ácido fólico, pode ajudar a tratar e prevenir a constipação grave. O ácido fólico é adicionado a alguns suplementos de fibras e medicamentos laxativos por causa de sua capacidade de estimular o movimento ao longo do trato gastrointestinal. O ácido fólico também atua como um amaciante de fezes, permitindo que mais líquido permaneça nas fezes, ajudando-o a passar mais rapidamente pelos intestinos.

Outras considerações

O consumo excessivo ou insuficiente de certas vitaminas pode aumentar seu risco de desenvolver constipação. De acordo com Katherine Zeratsky, uma nutricionista da Mayo Clinic, a suplementação com muita vitamina D pode causar o acúmulo de cálcio na corrente sanguínea, aumentando o risco de se tornar constipado. A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel encontrada na maioria dos produtos animais e pode ser fortificada em cereais matinais. Um dos efeitos colaterais de pouca vitamina B12 é a constipação. Obter quantidades adequadas dessa vitamina pode impedir a ocorrência de sintomas de constipação.