casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são as causas da toxicidade da vitamina B6?

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é uma vitamina essencial envolvida no metabolismo das proteínas. A deficiência, que é rara, pode ser induzida pela droga isoniazida da tuberculose e se manifesta como uma língua aumentada e dolorosa. A toxicidade da vitamina B6 também é rara e ocorre em indivíduos que consomem megadoses de vitamina B6, geralmente como resultado de tratamento médico ou suplementação excessiva de zelo. Os sintomas são neurológicos.

Suplementos

A vitamina B6 está disponível em forma de pílula, seja como parte de um multivitamínico ou por conta própria. É uma vitamina solúvel em água, o que significa que quantidades excessivas são excretadas na urina. No entanto, a suplementação a longo prazo com doses muito altas pode resultar em sintomas neurológicos dolorosos, incluindo sensações de alfinetes e agulhas, conhecidas como neuropatia sensorial. Até o momento, nenhum estudo demonstrou toxicidade da ingestão diária em ou abaixo de 200 mg por dia. Por segurança, o nível máximo de ingestão tolerável é de 100 mg por dia. Muitos suplementos incluem essa quantidade de vitamina B6.

Megaperóis de vitamina B6, no valor de 500 mg por dia, às vezes são usados para o tratamento de certas condições. Estes incluem síndrome do túnel do carpo e síndrome pré-menstrual. A eficácia da vitamina B6 para o tratamento de qualquer condição não é comprovada, de acordo com a Biblioteca Médica On-line da Merck, e uma associação clara entre megadoses de vitamina B6 e sintomas neurológicos, os riscos de suplementação podem superar os benefícios, pergunte ao seu médico.

Alimentos

A dose diária recomendada de vitamina B6 é de cerca de 1,5 mg por dia. Alimentos contêm menos vitamina B6 do que suplementos. Mesmo cereais fortificados, que são os mais altos em B6 de todos os alimentos, contêm menos de 5 mg por porção. Outros alimentos ricos em B6 incluem grão de bico e peixe. É improvável que a ingestão de grandes quantidades desses alimentos produza sintomas de toxicidade, pois pode ser impossível alcançar níveis dietéticos que se aproximem de 100 mg por dia sem suplementação.

, , ] ]