casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Certos vegetais ou frutas são bons para a voz?

Cantores e oradores profissionais devem cuidar de suas vozes, da mesma forma que os atletas cuidam de seus corpos. As cordas vocais são surpreendentemente pequenas, mais ou menos do tamanho de uma moeda de dez centavos em uma mulher e do tamanho de um níquel no homem comum. Para mantê-los saudáveis, o Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação recomenda que você coma muitas frutas e vegetais que contenham vitaminas A, E e C.

A vitamina A

A vitamina A tem um papel importante na saúde vocal e saúde geral, porque promove boa saúde respiratória e ajuda o corpo a combater infecções. Frutas e vegetais que contêm vitamina A incluem batata-doce, cenoura, couve, espinafre, abóbora, damasco e alface romana. Consumir pelo menos duas porções por dia da maioria dessas frutas ou legumes vai trazer-lhe perto de sua dose diária recomendada de 900 microgramas de vitamina A para homens ou 700 microgramas para mulheres.

Vitamina C

Vitamina C auxilia na capacidade do corpo de formar e manter colágeno e outros tecidos, e pode desempenhar um papel na saúde respiratória, melhorando a asma, o que é importante para manter uma voz saudável e capacidade pulmonar. Frutas e vegetais ricos em vitamina C incluem laranjas, pimentão vermelho, kiwi, morango, brócolis, toranja e tomate. Estas frutas e vegetais variam em seu conteúdo de vitamina C, mas apenas 1/2 xícara de pimentos vermelhos contém 116 mg de vitamina C, mais do que a dose diária recomendada de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres.

Vitamina E

Cuidados

A melhor maneira de manter uma voz saudável é comer uma variedade de frutas e vegetais diariamente. Se você estiver tomando um multivitamínico, não precisará tomar suplementos adicionais de vitamina A ou E. Uma overdose de vitamina A ou E pode ter sérias conseqüências para a sua saúde, porque essas vitaminas são lipossolúveis e permanecem no organismo por mais tempo do que a vitamina C, que é solúvel em água. Portanto, os Institutos Nacionais de Saúde recomendam evitar o consumo excessivo de vitaminas A e E. Consulte seu médico antes de tomar qualquer suplemento para vitaminas A ou E além de um multivitamínico básico.