casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A toxicidade de 50.000 UI de vitamina D

O consumo excessivo de vitamina D pode levar a uma reação tóxica que prejudica a sua saúde e requer cuidados médicos. A dose diária máxima recomendada para adultos é de 4.000 UI. Se você tomar 50.000 UI de D diariamente, poderá exceder facilmente essas recomendações e aumentar seriamente o risco de desenvolver problemas relacionados à toxicidade.

Máxima ingestão de vitamina D |

Se você consumir menos de 10.000 UI de vitamina D diariamente, você deve estar praticamente sem risco de desenvolver uma reação tóxica, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos do National Institutes of Health. Mas por razões de segurança, o Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências, que estabelece recomendações para a ingestão de nutrientes, estabeleceu 4.000 UI no máximo. Os principais riscos começam quando você leva 10.000 a 40.000 UI por dia por um longo período de tempo. Ainda assim, esses riscos geralmente se aplicam apenas aos suplementos de vitamina D. A vitamina D obtida a partir de alimentos ou através da exposição à luz solar normalmente não desencadeia uma reação tóxica.

Hipervitaminose D Riscos

A hipervitaminose D ocorre quando o consumo excessivo de vitamina D desencadeia aumentos incomuns no teor de cálcio do sangue. Com o tempo, este aumento de cálcio na corrente sanguínea pode causar alterações altamente prejudiciais na saúde de seus rins, ossos e tecidos moles. Os sintomas do distúrbio incluem desidratação, constipação, vômitos, fraqueza muscular, fadiga, diminuição do apetite e irritabilidade. Em muitos casos, os sintomas desaparecerão quando você parar de tomar cálcio suplementar. Mas você pode precisar de tratamento adicional para lidar com os efeitos do transtorno.

Riscos de hipercalcemia - O consumo diário de 50.000 UI de vitamina D coloca você em risco de desenvolver um distúrbio de cálcio no sangue chamado hipercalcemia, de acordo com Oregon Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual. A hipercalcemia pode causar sintomas, incluindo dor relacionada ao rim ao seu lado, sede anormal, constipação, dor abdominal, náusea e vômito, dor óssea curvatura anormal da coluna vertebral, fraqueza muscular, perda de memória, depressão, irritabilidade e demência. Como com a hipervitaminose D, seus sintomas diminuirão quando você parar de usar suplementos de vitamina D. Mas você também pode exigir mais cuidados.

Considerações

Pessoas com condições médicas de tuberculose, sarcoidose, linfoma e hiperparatireoidismo têm um risco aumentado de desenvolver hipercalcemia, observa o Instituto Linus Pauling. Se você tem alguma dessas doenças, você pode desenvolver hipercalcemia de qualquer fonte de vitamina D, não apenas suplementos de vitamina D. Se você tem uma condição especial ou não, converse com seu médico antes de tomar a suplementação de vitamina D. Se você tem uma deficiência, seu médico pode ajudá-lo a atender às suas necessidades de uma forma que não exponha a qualquer risco de overdose. >