casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que é a fobia dos banheiros públicos?

Você pode nunca ter ouvido falar deles, mas fobias de banheiros públicos ou fobias de toalete são mais comuns do que você imagina. O que os torna tão diferentes das fobias mais conhecidas, como a acrofobia e a aracnofobia, é que podem ser debilitantes para quem sofre, resultando em vergonha, humilhação e ansiedade social - em alguns casos, até a culpa ou o completo auto-isolamento. . Além de ser provavelmente a segunda fobia social mais comum, não há praticamente nenhuma consciência pública sobre esse transtorno de ansiedade social e muito pouco reconhecimento pelas comunidades médicas e de saúde mental.

A fobia do toalete é a termo genérico para uma variedade de problemas relacionados ao uso - ou melhor, da prevenção de - banheiros públicos. Classificado como um transtorno de ansiedade, é comumente visto pelos médicos como uma forma de fobia social com características que espelham agorafobia e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Agorafobia é definida como o medo de ficar preso em lugares ou situações em que não há como escapar facilmente em caso de ansiedade ou ataque de pânico, ou perigo presumido. Isso pode fazer com que os pacientes evitem deixar suas casas ou fazer coisas e ir a lugares que eles temem que possam causar um problema ou constrangimento. TOC envolve pensamentos obsessivos, intrusivos, que muitas vezes obrigam os pacientes a repetidamente realizar comportamentos e rotinas ritualísticas, a fim de aliviar sua ansiedade.

Uma fobia de banheiros públicos pode incluir o medo da contaminação de usar "sujos" banheiros, preocupados que as pessoas estão cientes de você usando ou capaz de ouvi-lo usando o banheiro, medo de sair de casa e ser incapaz de encontrar um banheiro "seguro", ter medo de sujar a si mesmo se deixar uma localidade segura, medo de ser incapaz fazer o seu negócio em um lugar público, ou um medo específico de banheiros ou uma situação relacionada ao banheiro devido a uma experiência traumática.

Devido ao vasto número de contribuintes possíveis, alguns deles sendo desordens tais como agorafobia e TOC que são mais claramente diagnosticáveis, uma fobia de toalete pode ser classificada como uma das primeiras, uma fobia social ou ansiedade, ou mais especificamente parcopresis ou paruresis.

A Parcopresis é o nome clínico da "síndrome do intestino tímido". "a incapacidade defecar em banheiros públicos. Este tipo de fobia é mais prevalente entre as fobias do banheiro público devido à necessidade de sentar-se e ser confinado em um banheiro apertado, cheio de germes. E para muitos doentes, esse medo pode se estender a evitar o uso de banheiros de amigos ea ansiedade após os visitantes terem usado os seus próprios.

A incapacidade de urinar na presença de outros ou em lugares públicos é chamada de paruresis. Outros termos para esse distúrbio e para os aflitos são "síndrome da bexiga tímida", "bexiga tímida", "paragens esquivas" e "xixi com xixi". Os afetados pela parurese descrevem a sensação de "congelamento" ou "travamento" de sua bexiga, e eles são incapazes de urinar apesar de quão desconfortáveis eles podem ser.

Entre os paruréticos com medo de contaminação e aqueles que sofrem de agorafobia, urinar em banheiros públicos pode ser mais problemático para as mulheres do que para os homens, que podem evitar contato físico com banheiros e não ficam confinados a barracas ao urinarem em banheiros públicos.

Prevalência

os dados sobre fobias de toalete sugerem que cerca de quatro milhões de pessoas no Reino Unido e pelo menos 7% da população do Canadá e dos Estados Unidos são afetadas. No entanto, devido ao nível de constrangimento associado a essa fobia, presume-se que esses números sejam conservadores. A idade média de início cai entre 12 e 25 anos, mas as fobias de toalete podem começar em qualquer idade.

Riscos potenciais à saúde

Além do sofrimento e do embaraço de ter uma fobia de toalete, vários comportamentos de evitação existem que podem ser prejudiciais à sua saúde e sustento. Por exemplo, muitas pessoas com fobias de banheiros públicos pararam de trabalhar por causa de sua desordem. Além disso, alguns podem se abster de comer ou consumir líquidos para evitar a necessidade de usar o banheiro quando estão longe de casa.

Os comportamentos de evitação também podem ser prejudiciais aos relacionamentos. Crianças e familiares de pessoas com transtornos de ansiedade social podem sofrer de ter que acomodar suas necessidades especiais. Para quem sofre de namoro e relacionamentos amorosos, o constrangimento e a culpa que você passa podem ser devastadores o suficiente para evitar o contato com um ente querido, ir a saídas sociais normais ou, em alguns casos, continuar o relacionamento. >

Transtornos de ansiedade, incluindo fobias e transtorno obsessivo-compulsivo, geralmente são tratados com terapia cognitivo-comportamental, que tem uma alta taxa de sucesso quando a terapia é concluída. Embora muitos portadores de ansiedade se saiam bem com medicamentos ansiolíticos, os resultados do tratamento farmacológico não se mostraram promissores com parcopresis ou paruresis.

Se você ou alguém que você conhece sofre de fobia de toalete, tenha certeza de que você ' não está sozinho e que a ajuda está disponível. Comum a todos os transtornos de ansiedade, a evitação leva apenas ao aumento da ansiedade, da culpa e do constrangimento, portanto, é importante procurar ajuda profissional. Consulte o seu médico ou visite a International Paruresis Association para obter informações sobre como encontrar tratamento.

, , ] ]