casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que acontece se você absorve cafeína em excesso?

Em níveis moderados, a cafeína pode melhorar seu humor, aumentar sua energia, estimular seu metabolismo e até mesmo proteger contra algumas doenças. Se você absorve muita cafeína, no entanto, você pode colocar em risco ou prejudicar seriamente o seu corpo. Lembre-se de que a cafeína é uma droga genuína que afeta seu corpo e sua mente e, portanto, merece cautela consciente; abuso ou overdose pode prejudicar seus sistemas nervoso, digestivo, respiratório e até mesmo cardíacos.

Sistema Nervoso: Efeitos leves a moderados

Se você absorve muita cafeína, sua respiração, freqüência cardíaca e fluxo sanguíneo podem acelerar. Fisicamente, esse efeito pode levar a uma maior pressão sanguínea, tontura, sudorese, tremores e tremores. Mentalmente e emocionalmente, você pode sentir nervosismo, nervosismo, irritabilidade, ansiedade, estresse e agitação. Muita cafeína também afeta sua capacidade de dormir, causando inquietação, insônia e perda de sono.

Sistema Nervoso: Efeitos Moderados a Graves

Em casos mais graves de overdose de cafeína, você pode ter problemas para respirar, febre, vômito e confusão mental ou mesmo alucinações. Pequenos tremores podem se tornar convulsões, e o aumento da frequência cardíaca pode levar a batimentos cardíacos perigosamente rápidos, lentos ou irregulares. Ao extremo, esses efeitos podem causar parada cardíaca, coma e até morte.

Desidratação

Como a cafeína age como um diurético, absorver muita cafeína fará com que você urine excessivamente, o que pode levar à desidratação se você não beba água suficiente. Uma overdose de cafeína também pode causar diarréia leve a grave, o que exacerba a desidratação. A desidratação pode causar fraqueza, tontura, letargia, problemas de pele, confusão e tensão cardíaca.

Estômago e Digestão

A cafeína aumenta a quantidade de ácido gástrico que o corpo produz, afetando seus intestinos à medida que você digere alimentos e bebidas. Isso pode causar problemas digestivos e dores abdominais. Para limitar ou evitar esse problema, além de limitar sua ingestão de cafeína, não consuma cafeína com o estômago vazio.

Dependência

Tecnicamente, a cafeína não causa dependência; no entanto, você pode se tornar dependente dele e pode se tornar um hábito fisicamente arraigado. Se você acostumar seu corpo à ingestão habitual de cafeína, então seu corpo começará a precisar dele todos os dias para funcionar normalmente. Você pode se sentir melhor depois do café da manhã, por exemplo, simplesmente porque acalmou a retirada de cafeína que seu corpo começou a sentir durante a noite.

Com o tempo, você pode ficar insensível à cafeína, e pode começar a precisar de uma quantidade cada vez maior quantidades para alcançar o mesmo aumento de energia, o que pode levar a doses perigosamente altas. Se você interromper o consumo habitual de cafeína, poderá ter sintomas de abstinência, que podem incluir dores de cabeça, cansaço, irritabilidade, náuseas e vômitos.

Quantidades Seguras e Perigosas

Para evitar a absorção de muita cafeína, limite sua ingestão a um nível moderado - 200 a 250 miligramas por dia. Essa quantidade de cafeína é igual a duas ou três xícaras de café, dois expressos, três latas de refrigerante ou duas a quatro xícaras de chá com cafeína. Lembre-se que chocolate e bebidas à base de chocolate contêm cafeína, assim como alguns analgésicos e medicamentos para perda de peso.

Seu peso, genética, estilo de vida e hábitos de cafeína influenciam sua tolerância, mas em geral, mais de 250 miligramas podem causar alguns efeitos nocivos. Se você é sensível à cafeína, pode ter esses efeitos em doses muito mais baixas. Se você beber dez 8 onças. xícaras de café em um dia, então você está consumindo uma dose excessiva e perigosa, alerta o MedlinePlus.

, , ] ]