casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos de sobredosagem com vitamina D

Se tomar suplementos de vitamina D, observe a dose para se certificar de que não consome muito. Seu corpo elimina as vitaminas solúveis em água quando você obtém mais do que precisa, mas as vitaminas lipossolúveis se acumulam no organismo. Como é solúvel em gordura, a vitamina D pode se transformar em níveis tóxicos. Quando isso acontece, causa perda óssea, pedras nos rins e calcificação do coração ou outros tecidos moles.

Causas da toxicidade

Sua pele produz vitamina D da exposição à luz solar, mas a toxicidade dessa fonte nunca ocorreu, segundo o Instituto Linus Pauling. Alimentos que são enriquecidos com vitamina D, como o leite, são a principal fonte para a maioria das pessoas, porque muito poucos alimentos contêm vitamina D naturalmente. No entanto, não é provável que você consuma o suficiente de alimentos para atingir níveis tóxicos, observa o Escritório de Suplementos Dietéticos. A principal causa da toxicidade da vitamina D, que é chamada hipervitaminose D, está tomando grandes doses de suplementos regularmente.

Efeitos dos níveis elevados

A vitamina D regula a quantidade de cálcio absorvida durante a digestão, como bem como quanto cálcio circula na corrente sanguínea. Altos níveis de vitamina D causam um aumento no cálcio. Os sintomas de cálcio alto, ou hipercalcemia, podem aparecer em menos de quatro semanas se você tomar altas doses de vitamina D diariamente. Os primeiros sintomas incluem fadiga, irritabilidade, vômitos, desidratação e constipação. Você também pode experimentar perda de apetite ou fraqueza muscular. À medida que a hipercalcemia piora, seu coração pode bater irregularmente. Se a condição não for tratada, altos níveis de cálcio podem causar pedras nos rins e calcificação dos tecidos moles, incluindo os vasos sangüíneos e o coração. • Intações Recomendadas

O Conselho de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina determinou o ração dietética recomendada, ou RDA, para a vitamina D com base na quantidade que você precisa para manter os ossos fortes e saudáveis. Homens e mulheres precisam de 600 unidades internacionais, ou 15 microgramas, de vitamina D diariamente. A quantidade exata de vitamina D necessária para atingir níveis tóxicos não é conhecida, de acordo com “Ingestão de Referência Dietética para Cálcio e Vitamina D.” Para garantir sua segurança, você nunca deve consumir mais de 4.000 unidades internacionais, ou 100 microgramas, de vitamina. D diária.

Interações e Advertências

Seu risco de desenvolver altos níveis de cálcio da hipervitaminose D aumenta se você tiver doença renal, hiperparatireoidismo, sarcoidose, tuberculose ou linfoma, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Os suplementos de vitamina D podem piorar o endurecimento das artérias. O metabolismo de muitos medicamentos é afetado pela vitamina D, de antiácidos vendidos sem receita médica a medicamentos prescritos, como digitálicos, Lipitor e pílulas de água. Se você tem alguma dessas condições ou toma medicamentos, converse com seu médico antes de adicionar suplementos de vitamina D ao seu regime diário.