casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos colaterais da folha de orégano

A folha de orégano tem sido usada por milhares de anos para fins culinários e medicinais. O orégano turco, espanhol, mexicano e grego contém diferentes quantidades de carvacrol, timol e outros ingredientes ativos. Acredita-se que o Origanum Vulgare, da Grécia, tenha o maior valor medicinal. De acordo com Drugs.com, orégano é seguro quando usado como alimento, mas deve ser usado com cautela se você estiver grávida, diabética, tiver pele sensível ou se tiver alergias a plantas.

Sensibilidades para a pele

principais ingredientes ativos em orégano são os fenóis carvacrol e timol. O Dr. A. Anderson, no suplemento de 2006 do “International Journal of Toxicology”, relata que os animais expostos à folha do orégano raramente desenvolveram irritações na pele. No entanto, o Environmental Working Group relata que essas substâncias são facilmente absorvidas e podem causar irritação da pele, especialmente em bebês, crianças e com exposição a membranas mucosas, como olhos ou narinas.

Timol Toxicidade

O timol é um dos ingredientes ativos na folha de orégano. Algumas espécies de orégano mexicano, ou Lippea Graveolens, têm consideravelmente mais timol que o orégano grego, ou orégano vulgare, cujo principal componente é o carvacrol. O timol tem sido usado como pesticida e a Folha de Dados de Segurança Relata que a exposição crônica ao timol pode causar danos aos rins, fígado, sistema nervoso central e membranas mucosas.

Reações alérgicas

Pessoas com alergias para outras ervas deve ter cuidado antes de consumir orégano. A folha de orégano está na família das labiatas e pode causar reações alérgicas severas em indivíduos que são alérgicos a sálvia, hortelã, manjericão, lavanda e manjerona, que são outras ervas da família das labiatas, de acordo com o Dr. M. Benito nos “Anais de alergia, asma e imunologia.

Efeitos colaterais na gravidez

Os níveis inadequados de ferro durante a gravidez são conhecidos por causar problemas com o feto em desenvolvimento. Mulheres grávidas devem limitar o consumo de orégano porque os fenóis em orégano podem reduzir o ferro Outra razão para evitar orégano durante a gravidez é porque é um fito-estrogênio que tem sido usado na medicina tradicional para interromper a gravidez e provocar a menstruação.O orégano é seguro quando usado como um aditivo alimentar, mas essa grande dose de orégano deve ser evitado durante a gravidez.

Hipoglicemia

Os Glucosídeos encontrados na folha de orégano podem reduzir o açúcar no sangue, relata o "Journal of Natural Medicine" de janeiro de 2008. Diabéticos que estão sob medicação para reduzir o açúcar no sangue deve ter cuidado ao usar orégano por causa da possibilidade de hipoglicemia.

Gastrointestinal chateado

acordo com CAMline Comentários, orégano pode ocasionalmente causar desconforto gastrointestinal se tomado em doses elevadas. Nenhuma queixa relatada de dor de estômago ocorreu ao usar orégano para temperar alimentos.