casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Nadando com uma traqueostomia

Se você gosta de nadar, mas tem uma traqueostomia ou traqueotomia, você não necessariamente tem que renunciar a essa atividade. A traqueostomia é um procedimento médico caracterizado por criar cirurgicamente um orifício na garganta para fornecer acesso direto à traquéia ou traqueia, quando a respiração normal é prejudicada. Com autorização médica e equipamento especializado, você pode nadar com uma traqueostomia, embora possa ser perigoso.

Sobre traqueostomias

Uma incisão de traqueostomia é mantida aberta e funcional através da inserção de um tubo de traqueostomia especialmente adaptado diretamente na traquéia. , que permite aos pacientes respirar sem usar a boca ou o nariz. O tubo de traqueostomia é fixado usando braçadeiras de tubo de traqueostomia e tiras de gancho e alça. Cuidados pós-operatórios incluem o uso de solução salina e equipamento de aspiração para manter a área limpa e remover muco ou saliva indesejados. Se houver sangue no local da traqueostomia, entre em contato com seu médico imediatamente, pois isso pode indicar sérias complicações. Nadar imediatamente após uma traqueostomia não é aconselhável, porque o corpo não recebeu tempo suficiente para se adaptar ao equipamento.

Traqueostomia e Natação

Nadar com traqueostomia geralmente não é recomendado por médicos. Os pacientes traqueostomizados devem usar equipamentos especializados de natação que evitem que a água seja ingerida através do estoma ou do local da incisão. Os médicos geralmente aconselham os pacientes traqueostomizados a evitar nadar sem usar equipamento adequado, porque a água pode viajar diretamente para os pulmões. Inalar a água aumenta significativamente o risco de afogamento, por isso consulte o seu médico antes de nadar com uma traqueostomia.

Equipamento de Natação com Traqueostomia

Equipamento especializado concebido para nadar com traqueostomia inclui um aparelho que se liga ao local do estoma e succiona a água longe do tubo de traqueostomia, bem como uma tampa do estoma. Algumas piscinas públicas requerem pacientes com traqueostomia para obter e fornecer autorização médica antes de obter permissão para usar as instalações de natação. Em alguns casos, os pacientes com traqueostomia devem assinar uma renúncia liberando a instalação de qualquer responsabilidade legal antes de nadar.

Perigos

A principal ameaça de nadar com uma traqueostomia é a aspiração de água, que é a introdução de líquidos ou sólidos. na traqueia em vez do esôfago. O risco de aspiração aumenta muito ao nadar com uma traqueostomia por causa da colocação do tubo de traqueostomia. Como o tubo está localizado abaixo do reflexo faríngeo, ou da mordaça, a água pode entrar facilmente nos pulmões sem nenhuma tentativa física de preveni-lo. Pacientes com traqueostomia pediátrica são mais propensos a aspirar água e não devem ser autorizados a nadar. A aspiração pode causar infecção no local do estoma, trauma cerebral grave ou morte.