casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Comunicação não verbal nas culturas

As pessoas comunicam ideias entre si de duas maneiras - verbal e não verbal. É fácil subestimar a importância da comunicação não verbal e as diferenças entre os modos de comunicação não verbal entre os diferentes povos. Um conhecimento básico de comunicação não-verbal em diferentes culturas ajudará a evitar mal-entendidos desnecessários quando se lida com pessoas de diferentes origens.

A comunicação não-verbal pode ser categorizada em vários tipos diferentes. Estes incluem proximidade corporal, gestos, expressões faciais, contato visual, toque e posição do corpo. Em culturas de "alto contato", proximidade corporal, expressões faciais exageradas e toques são muito mais aceitáveis ​​do que em culturas de "baixo contato". Muitas culturas de baixo contato compensam sua falta de expressão aberta com uma maior dependência de formas mais sutis de comunicação não-verbal usando os olhos.

Geografia

As culturas do Oriente Médio estão entre as culturas de maior contato do mundo. As culturas com menos contato estão localizadas no leste da Ásia, enquanto as culturas européias, incluindo os Estados Unidos, estão em algum lugar entre elas. No entanto, as culturas nem sempre podem ser classificadas nitidamente como "contato alto" ou "contato baixo". As sociedades islâmicas do Oriente Médio, por exemplo, são extremamente de baixo contato quando se trata de tocar entre os sexos. Em partes da China rural, por outro lado, é aceitável que jovens do sexo masculino dêem as mãos em público - isso não é visto como uma indicação da homossexualidade como seria no Ocidente.

Significância

Diferenças na comunicação não verbal podem resultar em grandes desentendimentos entre pessoas de diferentes culturas. Uma abordagem próxima do "espaço pessoal" de outra pessoa por parte de uma cultura de alto contato, por exemplo, pode ser vista como um convite para lutar por uma pessoa de uma cultura de baixo contato. O costume asiático de evitar contato visual para mostrar respeito pela autoridade pode ser visto por um policial americano como uma indicação de engano ou culpa, consistente com atitudes predominantes em culturas de alto contato.

Considerações

Como a globalização leva segurar e aumentar viagens internacionais, a comunicação entre culturas está se tornando cada vez mais importante. Embora os cursos de línguas estrangeiras incluam material sobre comunicação não-verbal, em breve poderá ser necessário expandir o ensino de comunicação não-verbal transcultural em um assunto separado, especialmente em escolas de negócios e diplomacia.

Expert Insight -

O antropólogo social Edward T. Hall relata que na conversa média, mesmo entre duas pessoas da mesma cultura, pelo menos 65% de todo o significado é derivado da comunicação não verbal.