casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que você faz com um problema de umbigo nos bebês?

Muitos pais se preocupam com o coto do cordão umbilical de seu recém-nascido. Com algumas diretrizes simples, você pode fornecer cuidados adequados para que ele se recupere imediatamente. Preste atenção aos sinais de infecção e aprenda sobre possíveis problemas que possam surgir quando o umbigo se curar. Siga sempre o conselho do seu pediatra.

Cuidando do Cordão Umbilical

Mantenha o coto do cordão limpo e exposto ao ar para secar. Alguns pediatras recomendam esfregar o coto do cordão com álcool duas vezes ao dia até que o coto caia. De acordo com um artigo de 2006 da “American Family Physician”, você não deve colocar álcool no coto do cordão do bebê. O coto pode cicatrizar mais rapidamente se deixado sozinho para secar.

Sinais de Infecção

Sinais de que o coto do cordão de seu bebê pode estar infectado incluem vermelhidão, pele inchada ou sangrando e drenagem de pus com cheiro desagradável. A infecção do coto do cordão é conhecida como onfalite. Os pediatras costumam tratar a onfalite com antibióticos. Um granuloma umbilical é uma anormalidade inofensiva comum que persiste após o coto umbilical cicatrizar. Aparece como uma massa vermelha sólida com aproximadamente 3 a 10 milímetros de tamanho. Fluido claro pode drenar para fora dele. De acordo com o cirurgião pediátrico Dr. Gad Lotan, "o tratamento mais comum para o granuloma umbilical é a aplicação tópica de solução de nitrato de prata concentrada." Também pode ser cauterizado.

Hérnia Umbilical

Uma hérnia umbilical é um defeito na parede abdominal que permite que os órgãos se projetem para fora quando o bebê tenciona ou chora. Está coberto de pele. Parece ocorrer mais freqüentemente em bebês prematuros e negros. Geralmente, ele resolve até os 3 anos de idade ou pode ser tratado cirurgicamente. Quando o umbigo vaza urina, o distúrbio é conhecido como urato persistente ou patente. É devido a uma conexão aberta entre a bexiga e o umbigo. O tratamento é de reparo cirúrgico.

Omphalocele

Um onfalocelo é semelhante a uma hérnia umbilical, mas não há pele cobrindo os órgãos. Os órgãos estão em uma bolsa fina e se projetam através da abertura umbilical fora do corpo. Chama-se gastrosquise se não houver saco. A onfalocele é uma doença grave que será tratada antes de seu recém-nascido sair do hospital.

Quando chamar o pediatra

Em relação ao coto umbilical, se houver algum sinal de infecção ou sangramento ativo, entre em contato com o pediatra. imediatamente.