casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como o Facebook afeta os adolescentes socialmente?

O Facebook pode servir como um método conveniente de manter contato e conexões com a família e os amigos. Como os adolescentes geralmente acham o Facebook divertido e atraente, é comum que eles passem uma quantidade significativa de tempo interagindo com outras pessoas por meio do Facebook. Os adolescentes podem experimentar alguns efeitos sociais de usar o Facebook com freqüência.

Facebook Portuguese Facebook question O Facebook pode ser um meio eficaz para os adolescentes manterem e até aprimorarem as conexões criadas na escola de maneira positiva, afirma o site da Associação Americana de Psicologia. Até mesmo adolescentes tímidos e introvertidos podem ganhar coragem e experiência interagindo com colegas através do Facebook. Além disso, os adolescentes podem adquirir habilidades de empatia à medida que interagem através do Facebook.

Distração da Aprendizagem

Uma vez conectados às interações sociais no Facebook, os adolescentes podem se sentir obrigados a fazer login e interagir várias vezes durante o dia. O tempo e o esforço necessários para interações freqüentes no Facebook podem distrair um adolescente das atividades de aprendizagem, afirma a APA. De fato, o uso do Facebook pode até mesmo contribuir para notas mais baixas para alguns adolescentes.

Transtornos psicológicos

Um transtorno relativamente novo em cena - "depressão no Facebook" - pode envolver sintomas de tristeza e ansiedade relacionados O uso do Facebook, afirma Gwenn Schurgin O'Keeffe, MD, e Kathleen Clarke-Pearson MD, com a Academia Americana de Pediatria. A depressão e a ansiedade geralmente ocorrem quando os adolescentes não conseguem receber o contato e a aceitação que desejam de outros adolescentes no Facebook. Os resultados da depressão no Facebook podem ser o isolamento social, o que poderia levar a comportamentos negativos de tomada de risco.

Uso de substâncias

As imagens e interações que ocorrem no Facebook podem envolver e incluir drogas e álcool - imagens de pessoas envolver-se nessas atividades ou atualizações de status sobre as atividades. Os adolescentes podem ver essas atividades e perceber que essas atividades são aceitáveis, afirma o site DrugFree.org. Além disso, adolescentes que têm um problema de abuso de substâncias podem ter dificuldade em manter a sobriedade e recuperação quando veem conteúdo relacionado a drogas ou álcool no Facebook.

Bullying

Adolescentes que interagem através de mídias sociais como Facebook podem encontram situações de bullying, afirma O'Keeffe e Clark-Pearson. Os autores do relatório da AAP definem o cyberbullying como o uso deliberado da mídia digital para prejudicar, envergonhar ou compartilhar informações hostis sobre outra pessoa. Com as interações sociais que ocorrem entre "amigos" no Facebook, é comum que ocorram situações de cyberbullying. Os resultados do cyberbullying podem incluir ansiedade, depressão e até suicídio.

, , ] ]