casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Violência na televisão causa comportamento agressivo em adolescentes?

Em um mundo onde a violência vende filmes de sucesso e adolescentes geralmente são atraídos pelo que é novo e legal, a atenção é justificada em como os adolescentes processam e lidam com o que vêem na televisão. Embora os comportamentos agressivos possam ser explicados por uma miríade de variáveis, parece haver algum elo entre as coisas vistas e como isso mais tarde afeta os comportamentos.

Efeitos da TV Assistindo

De todas as formas de mídia de massa, a televisão pode ter o maior impacto sobre o comportamento das crianças, de acordo com John Santrock em seu livro de 2007 “Uma abordagem tópica para o desenvolvimento do tempo de vida.” O autor observa que há uma grande quantidade de evidências científicas para sugerir que a violência na televisão pode levar a agressão e comportamento antissocial. Por exemplo, um estudo de Jeffrey Johnson e colegas publicado em 2002 na revista "Science" descobriu que havia uma associação entre o tempo gasto assistindo televisão durante a adolescência e o comportamento agressivo 17 anos depois.

Altered State of Consciousness of

O que parece acontecer é quando os adolescentes assistem à televisão, eles estão em um estado alterado de consciência, como Santrock explica. Quando, nesse estado, o pensamento racional é suspenso, o que permite que scripts agressivos e agressivos sejam aprendidos com mais facilidade. Essencialmente, os adolescentes aprendem passivamente sobre o comportamento sem anexar um julgamento racional a ele.

Exposição à violência na TV

Estima-se que as crianças nos EUA visualizam 20.000 horas de televisão no momento em que concluem o ensino médio, segundo Santrock. Além disso, a partir de 2002, uma hora de programas infantis contém, em média, de 20 a 25 atos violentos, e os de horário nobre contêm entre 3 e 5 atos violentos por hora. Tal exposição coloca os adolescentes em frente a uma grande quantidade de atos violentos. Dificuldade em saber quais adolescentes são os mais afetados. Tem-se a hipótese de que, em vez de a televisão violenta causar comportamento agressivo, são os adolescentes que já estão propensos. agressão que tendem a ter preferência por assistir a programação violenta, de acordo com Johnson e colegas. No entanto, seu estudo estabeleceu controles necessários e identificou que, em sua amostra, esse não era o caso. Em outras palavras, as preferências por programação violenta não explicavam completamente a tendência a se envolver em comportamentos agressivos.

Causas

Ao tentar entender por que a televisão violenta pode levar a comportamentos agressivos em adolescentes, a necessidade de modelos exemplares e heróis devem ser considerados, de acordo com Elly Konijn e colegas em um estudo de 2007 em "Developmental Psychology". Especificamente, os adolescentes procuram exemplos para ajudá-los a moldar suas próprias identidades. No estudo de Konijn e colegas, crianças agressivas que jogaram videogames violentos expressaram querer ser como os personagens violentos do jogo. Dado o que se sabe sobre a formação de identidade na adolescência, parece razoável que o mesmo seja válido para a exibição violenta de programas de televisão. , , ] ]