casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Oxímetro de Pulso para Treinos

Normalmente encontrado em quartos de hospital e instalações de reabilitação, os oxímetros de pulso também estão surgindo lentamente em academias e ginásios. Usado para medir a quantidade de sangue oxigenado no corpo, os oxímetros de pulso são dispositivos não invasivos simples. Embora a medição da saturação de oxigênio durante um treino possa não ser necessária para a maioria das pessoas, o uso de um oxímetro de pulso para exercícios pode ser bastante benéfico em determinadas situações. Um oxímetro de pulso é um pequeno dispositivo eletrônico que mede o quantidade de oxigênio transportado em seu sangue. O dispositivo encaixa na extremidade do dedo indicador e irradia luz infravermelha invisível e luz vermelha visível no dedo. Sangue oxigenado e sangue desoxigenado absorvem diferentes quantidades dessas luzes. Ao calcular a diferença entre esses dois, o oxímetro de pulso mede a quantidade de oxigênio no sangue. O oxímetro de pulso é comumente usado em hospitais para determinar com que eficácia o coração, os pulmões e o sistema circulatório trabalham juntos. O oxímetro de pulso mede a saturação de oxigênio, ou a porcentagem exata de hemoglobina que está saturada com oxigênio. Indivíduos saudáveis tipicamente têm uma saturação de oxigênio de 97 a 99 por cento. No entanto, uma saturação de oxigênio superior a 92% é geralmente considerada segura e normal. A medição da saturação de oxigênio pode ser importante para pacientes com condições respiratórias crônicas, como a asma. Se a condição médica interferir na quantidade de oxigênio ingerida, um oxímetro de pulso pode monitorar os níveis de oxigênio do paciente para garantir a segurança.

Benefícios durante o exercício

Atletas sérios podem usar um oxímetro de pulso durante o exercício simplesmente para monitorar seus níveis de oxigênio durante exercícios extenuantes. Você também pode usar um oxímetro de pulso enquanto se exercita em uma área de alta altitude, como nas montanhas. Para garantir a oxigenação adequada, pessoas com condições respiratórias e pacientes que se recuperam de uma doença ou cirurgia recente também podem querer usar um oxímetro de pulso durante o exercício. Se você tiver dúvidas sobre se deve usar um oxímetro de pulso durante o exercício, fale com um profissional médico. Seu médico pode fazer um julgamento e uma recomendação adequados com base no seu estado de saúde atual e anterior.

Considerações

Se suas mãos ficarem suadas durante o exercício, o oxímetro de pulso pode escorregar do dedo. Além disso, pessoas com dedos grandes ou pequenos podem também ter dificuldade em manter o dispositivo no dedo. Se necessário, enrole uma pequena quantidade de fita adesiva ao redor do dispositivo e do dedo para mantê-lo firmemente no lugar. Se o seu treino exigir o uso extensivo de suas mãos, como durante o basquete ou o levantamento de peso, conecte o oxímetro de pulso ao lóbulo da orelha. Mais uma vez, uma pequena quantidade de fita pode ser necessária para mantê-lo no lugar.

Fato Divertido

Em 2010, pesquisadores do Mercyhurst College, na Pensilvânia, usaram oxímetros de pulso em um estudo sobre o suco de grama de trigo e exercícios. O estudo foi desenhado para determinar se a ingestão de suco de grama de trigo melhorou a saturação de oxigênio no sangue durante o exercício. Aproximadamente 20 minutos após a ingestão de suco de grama de trigo, os participantes correram por 20 minutos em uma esteira enquanto usavam um oxímetro de pulso. O estudo concluiu que a ingestão de wheatgrass antes do exercício, de fato, melhora a oxigenação do sangue durante o exercício.

, , ] ]